ALTERNATIVA

Podemos também terá 'candidato' a prefeito em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 14/03/2020 às 07:47Atualizado em 18/12/2022 às 04:54
Compartilhar

Gê Alves - Redatora Interina

Foto/Jairo Chagas

Definitivo

O crônico problema na avenida Padre Eddie Bernardes, principal acesso ao bairro de Lourdes, vai ter solução, segundo o secretário de Obras, Toninho Oliveira, com obra de drenagem. Há anos as reclamações pipocam e há anos são feitos paliativos que não põem ponto final ao problema. O que só agora soube é que naquela avenida a canalização das águas pluviais ficou no canteiro central. O espaço recebeu árvores, que cresceram e, com o passar do tempo, esmagaram e obstruíram a estrutura.

Desconforto

Nas coxias políticas, muitas dúvidas sobre a situação do atual presidente da Fundação Cultural, vereador licenciado Ronaldo Amâncio. É que ele que sempre foi da base aliada do atual governo e inclusive está no primeiro escalão, é filiado ao PTB, organizado por Jota Júnior, que dá as cartas em algumas siglas, e por uma delas, o PMN, já inclusive lançou pré-candidato à sucessão de Paulo Piau, Gleibe Terra Júnior.

Vai entender!(?) 

Jota Júnior, que vai ficar com o Podemos em Uberaba, me diz que o partido também terá “candidato” a prefeito. E garante que a sigla vai participar das eleições com “candidato fortíssimo para ganhar a eleição”. Seria um homem, novo empresário, “muito rico” e sem passado eleitoral. Sustenta que serão seis partidos de porte que juntos vão representar o maior tempo de rádio e TV. Então, a pré-candidatura do PMN é uma ilusão? Jogo de cena? Só aguardando para ver o que é expectativa e o que é realidade.

Viabilidade 

A resposta vem de Gleibe Terra, o pré-candidato e presidente do PMN. Diz que o Movimento Mobiliza (leia-se Jota Júnior) vai ao processo em etapas e, na primeira, todas as siglas do conglomerado vão lançar pré-candidato. As pesquisas, segundo esta lógica, é que vão apontar o nome do grupo que irá às urnas como cabeça de chapa.

Inexistente 

Embora a pré-candidata a prefeita Elisa Araújo, inclusive em nota assinada por ela, anuncia ida para o Solidariedade e cita o vice-presidente estadual, Eduardo Palmério, como presidente municipal, na verdade a sigla não existe oficialmente em Uberaba.

Comunicação 

Consta que o marqueteiro Tharsis Bastos recebeu proposta de três pré-candidatos a prefeito e teria fechado com Antônio Marques de Oliveira Neto.

Medições 

As pesquisas também estão a toda prova nas ruas e visam ajudar no norteamento quanto a lançamentos de nomes ou declínio de apoios. Uma já colheu opiniões de 800 entrevistados e está em fase de tabulação. Seis nomes foram apresentados em vários cenários. Outra, encomendada por entidade classista, apresenta universo exagerado de nomes, o que pode tornar o resultado menos seguro neste momento de afunilamento.

Voltas 

Sabem o Paulinho da Força? Aquele ex-sindicalista, deputado polêmico e com processo por corrupção no STF, presidente do Solidariedade no Brasil, a quem a uberabense Elisa Araújo, que quer ser prefeita com direito a foto ao seu lado, manifestou gratidão por tê-la abrigado no partido!? Leitores me lembrando que o relator do pedido de cassação dele por quebra de decoro em 2008 na Câmara Federal foi o atual prefeito, Paulo Piau. Paulinho da Força foi acusado de participar de desvio de verbas, descoberto pela operação Santa Teresa, da Polícia Federal.

Adaptação 

A Funed/BH, que esta semana assumiu os testes para o coronavírus em todo o Estado, ainda não conseguiu acelerar nas testagens. Não ficaram prontos ontem os resultados para casos suspeitos de Uberaba, o que somente deve acontecer amanhã ou segunda-feira.

Suspensão 

Comportamento dos governos federal e estadual ante a pandemia mundial do Covid-19, o prefeito Paulo Piau suspendeu eventos públicos municipais, mesmo em ambientes abertos, como forma de prevenção.

Sem movimento

A manifestação de bolsonaristas prevista para domingo em todo o Brasil também está cancelada, como pediu o “ chefe” na quinta-feira à noite, inclusive fazendo uso de máscara.

ExpoZebu 

Quanto à ExpoZebu, nada oficializado quanto ao adiamento por parte da ABCZ. Há informações, no entanto, de que os ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão conversando sobre ExpoZebu em Uberaba e Agrishow em Ribeirão Preto.

Modelo 

Uberaba é exemplo de integração das forças de segurança. A afirmação pública recente é do comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Uberaba, tenente-coronel Anderson Passos de Souza.

Gratidão 

Já o promotor de Justiça Carlos Valera diz que “felizmente Uberaba ainda o tolera”. Ele está em Uberaba há mais de 15 anos e a frase foi dita durante lançamento da ExpoZebu, afirmando que acompanha a festa desde que chegou à cidade.

Nota dez 

Interessante como tem uberabense que cuida da “terrinha” mesmo distante. É o caso do médico, que mora em Belo Horizonte, Marcos Mundim. Ele faz contato indignado com erro na coluna Cultura, do jornal Estado de Minas, do jornalista Mário Fontana. O colega trocou o nome de Uberaba por Uberlândia ao dizer que a Cervejaria Petrópolis se instala e faz surgir o interesse de novas fábricas do setor para a cidade. “Tenho muito orgulho da minha terra e de suas conquistas”, me escreveu o psiquiatra, filho do joalheiro Pedro de Freitas Mundim, já falecido, e que administra grupo de “uberabenses ausentes” na internet.

Lídia Prata volta na próxima semana. Um abraço!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por