CIDADE

Resultado de exames dos três casos suspeitos na cidade deve sair nesta 6ª

Ainda segundo a pasta, a cidade está preparada para o enfrentamento ao Covid-19

Daniela Brito
Publicado em 13/03/2020 às 07:15Atualizado em 18/12/2022 às 04:52
Compartilhar

Resultados das amostras do material coletado dos três casos suspeitos de contágio do novo coronavírus (Covid-19), encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, devem ser divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. A agilidade é decorrente das análises que passaram a ser feitas em Minas Gerais, não sendo necessário o envio para a FioCruz, no Rio de Janeiro. 

Os pacientes com a suspeita da doença retornaram recentemente de viagens internacionais. Enquanto aguardam o resultado, eles permanecem em isolamento domiciliar. Por meio de nota, a SMS recomendou cautela quanto à divulgação de informações não-oficiais, uma vez que ainda não há confirmação, mas sim casos suspeitos em Uberaba. Ainda segundo a pasta, a cidade está preparada para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo todos os protocolos clínicos, epidemiológicos e de gestão recomendados pelo Ministério da Saúde.

Mesmo com nenhum caso confirmado, a Prefeitura de Uberaba vai pleitear recursos federais para o enfrentamento e contingenciamento da doença. O secretário municipal de Saúde, Iraci de Souza Neto, elabora documento com dados e informações técnicas a ser encaminhada ao Ministério da Saúde. A medida é uma reação à declaração do ministro Luiz Henrique Mandetta, que acena com aporte de recursos para UTIs. Os valores pleiteados podem dar condições de abertura de trinta novos leitos no Hospital Regional José Alencar. No entanto, o Hospital de Clínicas (HU) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Hospital Universitário Mário Palmério também podem receber pacientes com suspeita de contaminação pelo coronavírus em Uberaba. Ainda ontem, houve reunião gerencial para tratar das ações de combate ao novo coronavírus na 86ª ExpoZebu. Um grupo com técnicos e infectologistas do município e representantes da ABCZ ficará responsável por elaborar planejamento visando resguardar ao máximo a comunidade, convidados e turistas que vierem fazer negócios durante o evento, que atrai público de vários países.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por