POLÍTICA

Codiub realiza testes de telegestão do sistema de iluminação na Rui Barbosa

A telegestão é um dos primeiros passos para que as cidades se tornem smart cities

Publicado em 11/03/2020 às 07:50Atualizado em 18/12/2022 às 04:49
Compartilhar

O prefeito Paulo Piau acompanhou, na noite de segunda-feira (9), um dos testes do sistema de telegestão de iluminação da Codiub – Inteligência Digital, realizado pela equipe da companhia na praça Rui Barbosa. A telegestão é um dos primeiros passos para que as cidades se tornem smart cities (conceito de cidades inteligentes) e consiste em sistemas que controlam a iluminação em todos os postes da cidade, entre outras funcionalidades.

Piau avaliou que a tecnologia é importante, principalmente neste momento em que a iluminação de Uberaba está sendo substituída por LED. “Nós vamos poder identificar em um painel quando queima uma lâmpada, e não haverá necessidade nem de o morador avisar. É um grande passo na Parceria Público-Privada da iluminação pública. O teste na Rui Barbosa fez a dimerização do processo, onde podemos aumentar ou diminuir a iluminação dentro de um sistema informatizado. É Uberaba realmente se transformando em uma cidade inteligente”, avaliou o prefeito.

O presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, explica que o teste fez parte da primeira etapa e que um dos objetivos é oferecer o sistema para a PPP de iluminação pública, visto que na parceria há o item de telegestão e este é um grande desafio no Brasil. “A telegestão não tem funcionado em larga escala em nenhuma cidade do país, e o que está funcionando não está dentro do que a sociedade espera. Por isso estamos apresentando uma alternativa que vai se iniciar por Uberaba”, explicou.

De acordo com Denis, a Codiub se associou a uma empresa da China quando comitiva de Uberaba, chefiada por ele, esteve naquele país para ver a telegestão funcionando na prática. O teste da primeira etapa em Uberaba foi realizado em conjunto com equipe diretamente da China por conexão online, onde era madrugada, e o resultado foi altamente bem-sucedido. O próximo passo é ampliar os testes para que sejam realizados em larga escala.

“Um ponto interessante é que o sistema permite saber o consumo real por poste. O cidadão, hoje, paga a taxa de iluminação pública a partir de estimativa, e a partir da telegestão não se dependerá mais de uma fotocélula que acende as luzes quando escurece, já que todo o sistema pode ser controlado de forma inteligente. Isso traz um benefício econômico muito grande e também cria um smart grid na cidade, ou seja, uma linha inteligente que você pode agregar valor com câmeras de segurança e wi-fi gratuito”, comentou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por