CIDADE

Hospital Veterinário lança campanha para doação de sangue para cães e gatos

Nesta segunda-feira (25) é comemorado no Brasil o Dia do Doador Voluntário de Sangue

Publicado em 22/11/2019 às 18:24Atualizado em 18/12/2022 às 02:09
Compartilhar

Foto/reprodução

Atividades em relação ao tema estão previstas na cidade. Entre elas, o lançamento da campanha promovida pelo Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) para doação de sangue animal.

A ação, voltada para cachorros e gatos, surgiu da necessidade do hospital de conseguir cadastros de possíveis doadores. Os animais que participarem da campanha receberão um hemograma completo, além de brindes, como cookies da Premier e solução bucal da Ibasa.

Atualmente, o HVU não mantém um banco de sangue e tem dificuldades quando precisa.

A maior parte das doações é proveniente de parcerias com Polícia Militar, 8º Batalhão dos Bombeiros e Penitenciária de Uberaba. Em 2018, o hospital contou com 27 cães doadores. Este ano, o número, até o momento, é de 12 cães. Desse total, apenas 13% são de proprietários.

“A grande dificuldade é exatamente a quantidade desses animais disponíveis para doação de sangue, porque são específicos. Além disso, muitos cães aparecem como possíveis doadores, mas são de índole agressiva ou muito agitados, principalmente pelo medo da agulha”, explica o gerente clínico do HVU, médico-veterinário, Cláudio Yudi.

A doação de sangue animal deve ser feita entre animais da mesma espécie, nesse caso, de cão para cão e gato para gato. Para doação entre cães, é necessário que o animal tenha acima de 25kg, esteja saudável, dócil, vacinado, vermifugado e sem uso de medicação controlada. Já entre gatos, precisam estar com peso acima de 5kg, também saudáveis e vermifugados.

Apoie a campanha. Os tutores que se interessarem pela campanha devem entrar em contato pelo telefone (34) 3319-8787 e cadastrarem o animal. Será formada uma lista de possíveis doadores para que o hospital entre em contato, quando necessário, para fazer a coleta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por