Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CIDADE
Tamanho do texto: A A A A
02/05/2012

Uberaba sede do 1 Frum de Sociologia do Tringulo

Compartilhar:

No dia 7, das 8h às 18h, o anfiteatro A do Centro Educacional e Administrativo (CEA) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) será sede do 1º Fórum de Sociologia do Triângulo Mineiro. O objetivo do evento é criar um espaço plural de discussão sobre os atuais desafios do ensino de Sociologia e as condições de trabalho e vida dos professores responsáveis pela disciplina na Educação Básica (Ensino Médio) e Superior.
Segundo o sociólogo e professor da rede estadual Gabriel Mendes, a ideia é reunir professores para a reflexão e o debate em torno dos diversos problemas que os afligem na realização do trabalho, das práticas educativas e possilibidades diante dos atuais desafios do ensino de sociologia. “O que acontece mais é a dificuldade do reconhecimento, por parte da sociedade, da importância do ensino de sociologia, porque a disciplina tem carga horária semanal muito baixa para que os professores trabalhem os conceitos com uma didática mais interessante, e isso é algo que prejudica. Outra coisa, em nível de Brasil, é a própria dificuldade de se criar um currículo básico comum, o que já vem sendo discutido há muito tempo, mas ainda não existe um consenso sobre o conteúdo a ser ensinado. Tudo isso está previsto para ser discutido neste fórum e em um encontro mais amplo, com participação da sociedade, em setembro”, revela o sociólogo.
Além de um espaço de reflexão sobre os problemas comuns que afetam o trabalho docente e de busca coletiva de soluções, o Fórum será também um espaço de deliberação e encaminhamento de propostas e demandas aos órgãos competentes e de mediação de diálogos com as universidades, estreitanto vínculos entre educação básica e superior, pública e privada. A disciplina é obrigatória nas escolas que possuem Ensino Médio desde 2008, mas nem sempre é valorizada, embora tenha atuação que extrapola a sala de aula. “A principal importância do ensino da sociologia, quando foi discutida a obrigatoriedade, juntamente com a filosofia, é de despertar nas pessoas uma consciência crítica, para que alunos possam fazer uma análise da sua comunidade e da importância da família. A sociologia pode contribuir para que exista discussão a respeito até da legitimidade do trabalho do professor, o que os próprios alunos podem fazer para que a violência nas escolas e na sociedade venha a ser contida, entendendo como se dá o debate dentro das escolas onde ainda existe uma estrutura autoritária. A falta de participação dos alunos prejudica seu desenvolvimento, já que eles não têm consciência do papel de cada indivíduo na construção da sociedade melhor”, completa Gabriel Mendes. (TM)



OUTRAS NOTCIAS


ExpoCigra Fiemg tem hoje teatro, Startup Talks e chef Felipe Bronze (21/10)
Cervejaria inaugura unidade no Parque das Amricas neste sbado (21/10)
Falta de energia no setor industrial do Maracan causa prejuzos (21/10)
Em 30 dias houve 70 autuaes de desperdcio de gua na cidade (21/10)
Transposio do rio Claro deve ser desligada com chuvas constantes (20/10)
Motoristas ficam confusos com mudanas na Marqus do Paran (20/10)
Combustveis continuam ficando mais caros nos postos uberabenses (20/10)
Projeto Domingo na Concha retornar dia 29 de outubro (20/10)
Uberaba recebe primeira edio do Zebu Ink Convention (20/10)
Cemig emite nota para explicar falta de energia por 12 horas a moradores (19/10)
Prefeitura e VLi assinam ordem de servio de passarela no Tita (19/10)
ExpoCigra desafia a crise, diz presidente da Fiemg Regional (19/10)
PMU antecipa obra de retirada de rotatria na avenida Joo XXIII (19/10)
Mudana no trnsito da Marqus do Paran deixa motoristas confusos (19/10)
Sagri vistoria estradas vicinais para o plantio da safra 2017/2018 (19/10)
Formulrio online permite populao sugerir solues para o desenvolvimento da cidade (19/10)
SMS visita escolas para ampliar vacinao contra HPV, trplice viral e meningite C (18/10)
Uberaba sedia 1 Congresso para discutir inovaes na medicina (18/10)
Queda de rvore no Parque das Amricas deixa moradores 12 horas sem energia (18/10)
Chuva de segunda adia mudana no trnsito da rua Marqus do Paran (18/10)




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Projeto de Lei elaborado pela PMU prope o pagamento de taxa para regulamentar a atuao do Uber no municpio. Voc acredita que esta uma medida eficaz para acabar com a queda de brao entre motoristas do aplicativo e taxistas?




JM FORUM
Recentemente, trs alunas de escolas municipais e estadual ficaram entre as melhores do mundo na final do Panamericano de Ginstica Acrobtica, nos Estados Unidos. Para a viagem, as ginastas contaram com patrocnio de empresas locais. Outros grupos no tm a mesma sorte, no entanto. Na sua opinio, o que falta para o setor privado incentivar os estudantes a irem alm das fronteiras?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017