No dia 7, das 8h às 18h, o anfiteatro A do Centro Educacional e Administrativo (CEA) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) será sede do 1º Fórum de Sociologia do Triângulo Mineiro. O objetivo do evento é criar um espaço plural de discussão sobre os atuais desafios do ensino de Sociologia e as condições de trabalho e vida dos professores responsáveis pela disciplina na Educação Básica (Ensino Médio) e Superior.
Segundo o sociólogo e professor da rede estadual Gabriel Mendes, a ideia é reunir professores para a reflexão e o debate em torno dos diversos problemas que os afligem na realização do trabalho, das práticas educativas e possilibidades diante dos atuais desafios do ensino de sociologia. “O que acontece mais é a dificuldade do reconhecimento, por parte da sociedade, da importância do ensino de sociologia, porque a disciplina tem carga horária semanal muito baixa para que os professores trabalhem os conceitos com uma didática mais interessante, e isso é algo que prejudica. Outra coisa, em nível de Brasil, é a própria dificuldade de se criar um currículo básico comum, o que já vem sendo discutido há muito tempo, mas ainda não existe um consenso sobre o conteúdo a ser ensinado. Tudo isso está previsto para ser discutido neste fórum e em um encontro mais amplo, com participação da sociedade, em setembro”, revela o sociólogo.
Além de um espaço de reflexão sobre os problemas comuns que afetam o trabalho docente e de busca coletiva de soluções, o Fórum será também um espaço de deliberação e encaminhamento de propostas e demandas aos órgãos competentes e de mediação de diálogos com as universidades, estreitanto vínculos entre educação básica e superior, pública e privada. A disciplina é obrigatória nas escolas que possuem Ensino Médio desde 2008, mas nem sempre é valorizada, embora tenha atuação que extrapola a sala de aula. “A principal importância do ensino da sociologia, quando foi discutida a obrigatoriedade, juntamente com a filosofia, é de despertar nas pessoas uma consciência crítica, para que alunos possam fazer uma análise da sua comunidade e da importância da família. A sociologia pode contribuir para que exista discussão a respeito até da legitimidade do trabalho do professor, o que os próprios alunos podem fazer para que a violência nas escolas e na sociedade venha a ser contida, entendendo como se dá o debate dentro das escolas onde ainda existe uma estrutura autoritária. A falta de participação dos alunos prejudica seu desenvolvimento, já que eles não têm consciência do papel de cada indivíduo na construção da sociedade melhor”, completa Gabriel Mendes. (TM)