GERAL

Cemig estimula economia de energia ao conceder bônus para troca de motores

Os interessados têm até quatro meses para concluir o processo, desde a inscrição até a instalação dos novos motores e o descarte correto dos motores antigos

Publicado em 01/05/2017 às 10:32Atualizado em 16/12/2022 às 13:39
Compartilhar

No momento em que tanto se fala na redução de custos para a sobrevivência no mercado, as micro e pequenas empresas de todo o estado, assim como o microempreendedor individual e o produtor rural, estão recebendo incentivo do Governo do Estado, por meio da Companhia Energética de Minas Gerais, com o programa Cemig Troca Seu Motor.

Isso porque, com a adesão, o empreendedor poderá receber até 40% de bônus sobre o valor do investimento e diminuir sua conta mensal de energia com motores novos. O prazo para inscrições termina na próxima sexta-feira (5).

O público-alvo são todos os empreendedores que utilizam motores elétricos de 1 a 250 CV (cavalos-vapor). A iniciativa é do Programa de Eficiência Energética – Energia Inteligente da Cemig, que fortalece a cultura do consumo consciente e da sustentabilidade.

Conforme o regulamento do Cemig Troca Seu Motor, o primeiro passo se dá com a inscrição no site da Cemig. Para aderir ao incentivo, todos devem substituir os motores utilizados nas empresas seguindo as orientações. O programa insiste no descarte correto do motor antigo como imprescindível, de forma que ele não seja mais utilizado. Após a conclusão de todas as etapas previstas, a concessionária de energia faz o ressarcimento ao empreendedor.

 Orientações

Segundo o engenheiro da Gerência de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, o programa recebeu 27 propostas; três já resultaram na substituição dos motores; seis estão em análise; 18 em fase contratual.

A maioria dos interessados foi de micro e pequenas empresas. Entretanto, foram feitas inscrições pelas autarquias de água e esgoto dos municípios de Sete Lagoas (Território Central), Governador Valadares e Jampucra (Território Vale do Rio Doce).

Sobre o volume de recursos para o programa, o engenheiro explica que não existe limite de custo do motor a ser adquirido, contudo, tem de ser observada a potência máxima de 250 CV.

 “O orçamento do projeto é flexível em função de outras iniciativas do programa de eficiência energética da Cemig. A expectativa é de que não exista restrição orçamentária para atendimento aos consumidores que se interessarem”, afirma Thiago Batista.

 Batista recomenda aos micro e pequenos empresários, microempreendedores individuais e produtores rurais atenção ao prazo limite de 5 de maio, pois não existe expectativa de reabertura no cronograma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os interessados têm até quatro meses para concluir o processo, desde a inscrição até a instalação dos novos motores e o descarte correto dos motores antigos.

Fonte: Agência Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por