POLÍTICA

Eleitores que deixaram de votar têm dois dias para regularizar o título

Eleitor que não votou e não justificou a ausência às urnas nos 3 últimos pleitos tem dois dias para regularizar a situação

Thassiana Macedo
Publicado em 28/04/2017 às 23:41Atualizado em 16/12/2022 às 13:43
Compartilhar

Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos têm dois dias para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. O prazo termina no próximo dia 2 de maio e o cancelamento automático do título de eleitor está previsto para ocorrer de 17 a 19 de maio deste ano. Vale lembrar que cada turno é considerado um pleito.

A Justiça Eleitoral informa que não expedirá nenhuma notificação ou enviará correspondência ao eleitor informando sobre a pendência no cadastro eleitoral. Os eleitores que estão na relação de faltosos devem comparecer ao cartório eleitoral até 2 de maio para regularizar sua situação.

As listas com os nomes dos eleitores faltosos estão disponíveis na Central de Atendimento ao Eleitor em Uberaba, na rua Lauro Borges, nº 97, no prédio do antigo Fórum. Para consultar a situação da inscrição pela internet, o eleitor pode acessar o site www.tre-mg.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/situacao-eleitoral, com o número do título ou nome e data de nascimento.

No Cartório, o cidadão deverá apresentar documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa, de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento. O não-comparecimento implicará no cancelamento do título de eleitor.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Uberaba, 2.904 eleitores deixaram de regularizar sua situação perante a Justiça nas últimas eleições. Se não regularizarem, podem ficar impedidos de tomar posse em cargo público, obter passaporte ou carteira de identidade e pegar empréstimos federais ou estaduais, entre outras consequências.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por