ARTICULISTAS

Independência do Brasil

Fulvio Ferreira
Publicado em 19/08/2022 às 20:50Atualizado em 18/12/2022 às 14:47
Compartilhar

Neste ano, o Brasil comemora 200 anos de independência. Para celebrar este feito trataremos esse tema em três capítulos, abordando três datas muito importantes na história. São elas: dia 20 de agosto, 2 de setembro e, por fim, dia 7 de setembro.

A partir de 1808, com a chegada da Corte, o Brasil experimentou um grande salto. O comércio, a indústria, as artes, a política... tudo cresceu e evoluiu.

Houve um ganho em qualidade de vida, empregabilidade e em tantos outros segmentos.

Com o passar do tempo, tudo melhorou. A Corte gozava de prestígio, mas nem tudo eram flores, muito ao contrário.

Nessa altura, a Maçonaria em solo brasileiro apresentava uma pauta polêmica: ela defendia o fim da escravidão, apresentava críticas à Monarquia e era separatista.

O rei Dom João VI enxergava tudo isso com muitas reservas...

Com a queda de Napoleão, o povo português passou a exigir o retorno de Dom João para Lisboa; com ele, toda a elite política e financeira e, de modo especial, da Sede do Governo.

A partir da Rebelião do Porto, importante cidade portuguesa, ocorrida em 1820, a pressão aumentou.

A história maçônica conta que houve uma sessão conjunta entre as Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade” na cidade do Rio de Janeiro.

Nessa ocasião Gonçalves Ledo, maçom de escol, jornalista e político liberal, personalidade de grande influência, fez um discurso emocionante e inspirador, pedindo a independência do Brasil. A ideia foi aprovada por todos e a Ata daquela reunião indicava que era dia 20 de agosto de 1822.

Nesse dia, a Maçonaria brasileira, representada pela Lojas citadas, empenhou todo o apoio a Dom Pedro I, Príncipe Regente. Vale destacar que a Maçonaria, desde aquela época, representava todos os segmentos da sociedade. Então, o apoio e incentivo recebidos naquele dia teria levado o Príncipe Regente a se comprometer com o Brasil, ali representado, e a proclamar a independência naquela ocasião.

A cena histórica do Sete de Setembro foi um grande teatro, um esquete que até hoje é narrado e ilustrado através da obra de Pedro Américo.

Afinal, a proclamação da independência aconteceu realmente no dia 20 de agosto, como defende a história maçônica, corroborada por uma série de historiadores?

Ou esta passagem foi um dos derradeiros capítulos da nossa história colonial?

Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e treinador de equipes

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por