CIDADE

Profissionais de saúde recebem orientações sobre o coronavírus

Capacitação reuniu pessoal das redes pública e privada de saúde de Uberaba e região e abordou os protocolos de condutas para situações de casos suspeitos

Publicado em 05/03/2020 às 07:48Atualizado em 18/12/2022 às 04:39
Compartilhar

Foto/Divulgação 

Profissionais da área de saúde se reuniram ontem no Centro Administrativo para capacitação sobre o coronavírus

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu ontem capacitação para profissionais da saúde da rede e privada da cidade e da região sobre os protocolos de condutas para situações de casos suspeitos e confirmações para o novo coronavírus – Covid-19.

A capacitação foi realizada no anfiteatro do Centro Administrativo em dois períodos e ministrada pelas integrantes do Comitê de Enfrentamento de Epidemias e médicas infectologistas Cristina Hueb Barata e Danielle Borges Maciel. Segundo informações da SMS, estiveram presentes quase 600 profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas, recepcionistas, técnicos em enfermagem e auxiliares de limpeza. Foram explicados temas a respeito dos cuidados, manejos, procedimentos e fluxos de atendimentos nas unidades de saúde para casos de Covid-19.

De acordo com o secretário da Saúde, Iraci de Souza Neto, foi constituído um grupo de trabalho técnico, coordenado pela médica Cristina Hueb Barata e por outros médicos infectologistas para as precauções com o novo coronavírus. “Com estas ações saímos na frente de certa forma. Estamos em contato com o Ministério da Saúde e utilizamos todo o plano de contingência do ministério e do Estado de Minas Gerais para formatar a nossa estruturação de rede de conhecimento do vírus e repassando as informações para todos os profissionais. Criamos um fluxograma que nos dê segurança e, em caso de mais suspeitas, daremos os devidos encaminhamentos, como já foi feito”, ressaltou.

“Em caso de suspeitas, precisamos saber diferenciar aqueles pacientes que ficarão em isolamento domiciliar daqueles que necessitam de internação hospitalar, além de realizar a notificação ao Ministério da Saúde, a coleta do material e mantermos este paciente sobre vigilância no período de 14 dias, explica a infectologista Cristina Hueb Barata.

Iraci reforça que este é um momento que a população deve manter a calma e, caso o cidadão apresente algum sintoma, ele deve procurar uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para iniciar o atendimento. “Neste momento temos que manter a segurança e serenidade. Não há necessidade de entrar em pânico ou desespero, pois temos todas as condições de lidar com casos que possam acontecer em Uberaba. Estamos fazendo mais uma vez um preparo sólido, técnico e bem direcionado e com as estruturas devidas. E, dentro desta organização, daremos a segurança técnica necessária à população perante as necessidades que possam surgir”, enfatiza o secretário.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por