CIDADE

Moradora do Maracanã se queixa de água barrenta chegando às torneiras

Além das enchentes e buracos nas ruas, as chuvas podem ter comprometido a qualidade da água que chega aos moradores

Daniela Brito
Publicado em 08/02/2020 às 12:53Atualizado em 18/12/2022 às 04:08
Compartilhar

Além das enchentes e buracos nas ruas, as chuvas podem ter comprometido a qualidade da água que chega aos moradores. A constatação foi feita por uma moradora, que questiona a qualidade da água que chega às torneiras de sua residência, no Jardim Maracanã. 

A dona de casa aposentada Vilma Brandão diz que o líquido está escuro e barrento. Para ela, a agua está imprópria para qualquer tipo de consumo. Devido à situação, Vilma sequer pode lavar roupas, fazer comida e limpar a casa. “É um absurdo o que está ocorrendo. Esta água que estamos pagando não tem qualidade alguma. Não podemos utilizá-la”, diz. Na sexta-feira, a dona de casa acionou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), questionando a qualidade da água e pedindo que seja feita a análise da mesma.

A reportagem acionou a autarquia sobre a situação. Em nota, a Codau informa que a equipe estava programada para verificar o problema ainda neste sábado [ontem]. Segundo o texto, os procedimentos envolvem desde uma descarga na rede de distribuição até vistoria no hidrômetro ou mesmo uma análise da água do imóvel. A Codau esclareceu ainda que se trata de uma situação pontual e não foi registrada nem uma outra reclamação de morador da mesma rua e de ruas próximas no Jardim Maracanã.

A autarquia garante que faz análises rotineiras para testar a qualidade da água e emite relatório anual e outro mensal direto nas contas de água dos consumidores. A água distribuída em Uberaba chega com qualidade até a residência dos consumidores e são realizadas, em média, 350 análises mensais. Além das análises feitas pelo laboratório interno da autarquia, existe um contrato com outro externo credenciado, que faz ensaios complementares mais complexos. 

A população pode ainda solicitar vistoria sempre que perceber qualquer anormalidade na água que chega à residência. A solicitação deve ser feita pelo Fale Codau, pelo número 115, ou pessoalmente no SAC, na avenida Leopoldino de Oliveira, 4.295, centro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por