CIDADE

Volta às aulas: fiscalização de trânsito está de olho nas filas duplas

Além de colocar os estudantes em risco, muitos motoristas acabam atrapalhando o fluxo do trânsito com práticas irregulares. Veja dicas!

Jefferson Genari
Publicado em 07/02/2020 às 10:26Atualizado em 18/12/2022 às 04:06
Compartilhar

Os períodos de volta às aulas são verdadeiros momentos de adaptação. A rotina muda, os horários atrasam, os gastos aumentam e o trânsito parece piorar. Essa é uma reclamação recorrente de pais e motoristas que transitam diariamente por escolas, principalmente nos horários de maior embarque e desembarque de alunos .

Marcelo Oliveira é pai de uma aluna da Escola Municipal Uberaba, no bairro Fabrício, e diz que passa também pelo Escola Municipal Boa Vista, no bairro Boa Vista. Ele conta que os transtornos nas regiões são constantes para os motoristas e também acabam colocando a segurança dos alunos em risco. "Parece que não houve nenhuma diretriz. Os motoristas param no lugar das vans escolares e obrigam crianças a atravessarem o trânsito pesado para adentrarem nas escolas. Está terrível!", comenta o pai.

O chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis dos Santos, conta que a partir desta semana, serão iniciadas as ações educativas e preventivas nas escolas estaduais, municipais e particulares. Durante as ações, há um agente de trânsito que acompanha para possíveis atuações. “Nós vamos na porta da escola para um trabalho educativo. Nós indicamos a não parar em filas duplas e agilizar a entrega do filho, colocando o material próximo da crianças para evitar filas”, aconselha Hélio.

Veja outras dicas: Faça o trajeto antes de ir para a escola para conhecer o caminho Não utilize o celular durante a direção Parar o carro um quarteirão antes e levar o filho na porta da escola acaba sendo mais rápido do que esperar chegar até a porta do colégio Evite parar em locais proibidos e respeite as sinalizações Não carregar crianças com menos de 10 anos no banco da frente As crianças na parte de trás do veículo devem usar cadeirinhas obrigatórias e cinto de segurança Para as escolas, a dica é não soltar todas as turmas no mesmo horário para evitar aglomerações

INFRAÇÕES

Algumas mudanças de hábitos podem evitar que o motorista seja penalizado. Roberto Mauro Dias, Chefe da Seção de Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Defesa Social, considera importante as ações no início do ano letivo. Em primeiro momento, será com caráter educativo sobre os locais de estacionamento de embarque e desembarque. Segundo ele, muitas pessoas param o veículo em locais proibidos ou sinalizado para vagas específicas, como idosos e deficientes. “Às vezes a pessoa tem o hábito de fazer isso no dia a dia e precisa ser conscientizada. Além de estar cometendo uma infração de trânsito, ela não está contribuindo para a fluidez do trânsito”, comenta Roberto.

Viu alguma infração ou tem alguma denúncia? O motorista ou usuários da via podem ligar para o 153 e falar com o centro de atendimento da fiscalização de trânsito. As informações serão processadas e uma equipe de agentes de trânsito pode ser encaminhada ao local para averiguar a situação e localizar o motorista. O horário de atendimento é entre 7h e 19h, de segunda a sábado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por