CIDADE

Secretário não acredita que gripe aviária da China chegue ao Brasil

Luiz Carlos Saad declarou que a sanidade dos animais brasileiros e o clima tropical do Brasil devem impedir que o vírus chegue ao país

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 04/02/2020 às 20:34Atualizado em 18/12/2022 às 04:00
Compartilhar

Após a China relatar infestação de gripe aviária e abater quase 18 mil aves, o secretário de Agronegócio de Uberaba, Luiz Carlos Saad, declarou que a sanidade dos animais brasileiros e o clima tropical do Brasil devem impedir que o vírus chegue ao país. Declaração foi dada ontem em entrevista para o Jornal da Manhã

“Quando se tem um surto assim na China, na Europa, geralmente, não incide aqui. Nosso clima é tropical, então, esses vírus que surgem lá não são todos que incidem aqui. Eu sou produtor rural e diretor do Sindicato Rural há mais de dez anos e não acredito que esse surto aviário chegará ao Brasil”, estima Saad.

Outro fator que ajuda o Brasil a se manter imune a esses vírus é o cuidado no manejo que o produtor brasileiro está submetido no processo de produção. “Eu não acredito que isso chegará ao nosso processo de produção, que é muito bem estabelecido, temos um cuidado sanitário grande até para enviar uma proteína animal de um Estado para o outro”, enaltece, lembrando que o cuidado sanitário no país asiático não é tratado como no Brasil. 

O surto de gripe aviária surgiu com infestação do vírus H1N5 na província de Hunan. Segundo o governo chinês, foram abatidos mais de 17.800 frangos. A possibilidade de transmissão do vírus para humanos é baixa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das infecções humanas por H1N5 surge após contato prolongado e próximo a aves infectadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por