CIDADE

Varejo registra queda de 15% na inadimplência em Uberaba

O resultado, de acordo com a CDL deveu-se ao momento econômico nacional favorável

Publicado em 28/01/2020 às 18:46Atualizado em 18/12/2022 às 03:52
Compartilhar

Presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Ângelo Crema divulgou nesta terça-feira (28) o registro de queda de (-) 15,07% na inadimplência no varejo uberabense em 2019, em relação ao ano de 2018. Os dados foram apurados pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela entidade em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). Em nível nacional, a redução no volume de inadimplentes caiu cerca de 12%, na comparação com os últimos dois anos.

O resultado, de acordo com o dirigente lojista, deveu-se ao momento econômico nacional favorável principalmente a partir do segundo semestre do ano passado. Outro fator, ainda segundo Crema, foram liberações de recursos do PIS/Pasep e FGTS. “Nossa expectativa é de que a queda na inadimplência siga nos próximos meses”.

De outra parte, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizaram uma pesquisa nas 27 capitais. Foram entrevistados 813 consumidores. 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento, revela o levantamento. Mesmo entre os que controlam finanças, apenas um terço planeja o mês com antecedência. Consumidor tende a anotar gastos fixos, mas deixa gastos extras em segundo plano; 39% passaram a controlar mais as finanças após o nome ser incluído como inadimplente no banco de dados.

Crema diz que o consumidor está preocupado “sim em não ter o nome negativado”, mas incluído no Cadastro Positivo, ou seja, a meta é colocar contas em dia. “Então são momentos positivos tanto para o nosso comércio enquanto para o sistema financeiro”, disse.

A sugestão para o consumidor é que faça o controle de gastos. Seja através de uma planilha de Excel, ou aplicativos do celular. Quando não for possível vale o bloco de anotações. “A grande maioria que entra no cadastro de inadimplente é formada por consumidores que não controlam suas compras, principalmente com cartão de crédito. Chega o final do mês e, como o salário não é suficiente para cobrir os débitos, parte da renda, desta forma, fica comprometida para o mês seguinte”, observou.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por