CIDADE

Ani de Sousa e Luiz Gonzaga são eleitos para a Academia de Letras do Triângulo

A posse ocorrerá dentro de 90 dias

Thassiana Macedo
Publicado em 11/01/2020 às 17:54Atualizado em 18/12/2022 às 03:29
Compartilhar

Foto/Fábio Braga

Integrantes da Academia de Letras do Triângulo Mineiro se reuniram ontem para eleger os dois ocupantes de cadeiras vagas na instituição

Os escritores Ani de Sousa Arantes Santos e Luiz Gonzaga de Oliveira foram eleitos, nesse sábado (11), para ocuparem as cadeiras vagas de Thomaz de Aquino Prata (4) – Padre Prata – e de Luiz Manoel da Costa Filho (18), na Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM). Estiveram presentes na votação delegações de acadêmicos que moram em Uberaba e fora, como de Uberlândia, Araxá, Patos de Minas, Sacramento, Conquista e Araguari, entre outras. A posse ocorrerá dentro de 90 dias.

A Comissão Eleitoral, composta pelos acadêmicos Guido Bilharinho, Marta Zednik de Casanova e Renato Muniz Barreto de Carvalho, dirigiu o certame. A sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, à rua Dr. Lauro Borges, nº 347, em Uberaba, recebeu os acadêmicos para elegerem os novos membros efetivos, que desenvolveram campanhas baseadas em seus históricos literários.

Ao todo, seis candidatos se apresentaram para concorrer ao preenchimento das duas vagas existentes na ALTM por meio de escolha por voto secreto. Além dos dois escritores eleitos, figuravam na lista os postulantes Ernesto Rosa, Izabel Cristina Alves Durynek, Júlio César Oliveira Bernardo e Olga Maria Frange de Oliveira.

O presidente da Academia de Letras, João Eurípedes Sabino, afirmou estar satisfeito com a forma como a Comissão Eleitoral conduziu o pleito. “Quase 90% dos acadêmicos votaram e houve a presença maciça dos que moram fora de Uberaba. Isso prova que nossa academia tem projeção local e regional e por que não dizer nacional, pois seus membros têm publicado obras de grande valor e alcance literário. E a Academia de Letras está pronta para apoiar não só os acadêmicos que já lançam seus trabalhos, mas também aos escritores iniciantes. Que os novos acadêmicos eleitos possam devotar o máximo possível de atenção à Academia que os acolheu”, destaca.

João Sabino ressalta, ainda, que, para o ano de 2020, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro contará com vasta programação, sendo que a primeira ação será um concurso literário voltado para estudantes do Ensino Médio. Para o presidente, esta é uma importante ação da entidade, que tem como objetivo iniciar os novos escritores para a vivência literária.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por