CIDADE

Veja como foi a tempestade em Uberaba na tarde desta sexta-feira

Um comerciante comentou que a enchente durou cerca de meia hora e prejudicou o trânsito no local

Marília Mayer / Redação
Publicado em 10/01/2020 às 16:00Atualizado em 18/12/2022 às 03:27
Compartilhar

Fotos/Jairo Chagas/Leitores

A tempestade que caiu na tarde desta sexta-feira (10), em Uberaba, alagou as principais ruas e avenidas do centro da cidade. Teve registros de enchentes em outros bairros vizinhos a região central.

O Corpo de Bombeiros precisou fazer o salvamento de uma pessoa que ficou ilhada na avenida Claricinda Alves de Resente, no Parque do Mirante. Segundo informações repassadas pelo 8º BBM, um veículo foi tomado pela água até a altura da porta com uma pessoa no interior.

Um comerciante com estabelecimento instalado na avenida Dr. Fidélis Reis comentou que a enchente durou cerca de meia hora e prejudicou o trânsito no local. O empresário reclamou da falta de assistência do poder público nesta ocasião.

“A realidade é que antigamente, em outras administrações, quando acontecia de dar enchentes, eles tinham uma sirene que avisava para interditar o trânsito e acompanhava para evitar mais danos. Infelizmente, essa atual administração, não faz. Há pouco tempo, em uma enchente que teve, passou o ônibus do transporte coletivo na rua alagada, fez uma onda que arrancou a tampa de proteção do imóvel, entrou água para dentro da minha loja e molhou as mercadorias todas”, desabafou.

Ainda, moradores da rua Tiradentes, no bairro Fabrício, entraram em contato com a reportagem do JM Online reclamando dos bueiros existentes na via. Devido ao lixo, os bueiros entopem e o local fica alagado e, dessa vez, não foi diferente.

“A prefeitura precisa fazer alguma coisa. Todas as vezes em que as chuvas são mais constates a rua alaga, alguém tem que fazer algo por nós”, disse a moradora indignada. 

Em posicionamento, a assessoria de comunicação da Prefeitura minimizou a situação informando que se não fossem os serviços de drenagem feitos pela Codau no último ano, seria muito pior. Além disso, destacou a eficiência da drenagem na rapidez de captar a água em excesso evitando que aconteça alagamentos como já foi visto no passado.

Clima

 Segundo a climatologista Wanda Prata, choveu das 14h50 até às 15h45, aproximadamente 42mm. Ela explica que a chuva foi localizada na parte nordeste da cidade, e que choveu em alguns bairros como Boa Vista, Elza Amui, Lourdes, Valim de Melo, Abadia e desceu para o centro. A parte oeste da cidade não recebeu chuva.

A estimativa ainda, é que durante janeiro chova mais. “A média climatológica para este mês era de 204mm, hoje nós ultrapassamos e estamos com 215mm. Como as condições atmosféricas indicam que as chuvas vão continuar por aqui, mesmo que sejam essas pancadas isoladas, creio que iremos dobrar, teremos chuvas excessivas esse mês, bem acima da média”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por