CIDADE

Preço Bomba: além de calcular distância até o posto, app vai monitorar cartelização

Raiane Duarte
Publicado em 08/01/2020 às 17:47Atualizado em 18/12/2022 às 03:24
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Foi lançado na tarde de hoje (8) o aplicativo “Preço Bomba”, na Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU). A ferramenta tem como objetivo monitorar os preços de combustíveis nos postos de Uberaba e já estará disponível para download gratuito. Os usuários do sistema operacional Android já poderão baixar o app a partir de amanhã (9), e os de IOS no dia 21 de janeiro.

O presidente da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Marcelo Venturoso, pontuou que o app será alimentado pelas pesquisas de preços, que já são realizadas semanalmente, junto à participação colaborativa tanto de consumidores quanto de empresários.

Venturoso explica que a ferramenta ainda terá a função de denúncia caso haja divergência entre o preço que aparece no aplicativo e o divulgado pelo posto de combustíveis. “Esse app não tem como vincular o preço ofertado com aquele preço que está no aplicativo, porque quem está informando é o Procon e não o próprio fornecedor”.

Atualização de informações

Os donos de postos de combustíveis não serão obrigados a informar diariamente preços para atualização de aplicativo. A princípio, chegou a ser cogitado que a prefeitura estabeleceria a exigência em lei, mas o prefeito Paulo Piau (MDB) descartou a medida.

Piau afirmou que app é um avanço tecnológico e um ato de “democracia e participação popular”. O prefeito também complementou que entende a resistência do setor em apoiar um projeto de lei que obrigue o repasse dos valores. “Há um nível de insegurança jurídica no Brasil e leis imperfeitas, é preciso simplificar leis e não criar mais”, comentou.

A Promotora de Defesa do Consumidor, Monique Mosca, voltou a debater questão do nivelamento de preços entre postos, que já é uma reclamação antiga da população. Em Uberaba, o Ministério Público não comprovou a existência de cartel com provas, porém, segundo a promotora, foi notado o emparelhamento de preços. Segundo Monique o app irá auxiliar o MP a monitorar as práticas dos postos e suas condutas.

“O app se transforma em um mecanismo de prova muito clara. Vai estimular a competitividade e se houver alguma prática ilegal o fornecedor terá uma dificuldade de burlar”, defende, acrescentando que “é péssimo para o setor caso os preços continuem nivelados”.

Funções

O Preço Bomba foi desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub). O presidente Denis Silva explicou que a criação não foi um trabalho só da Prefeitura e sim conjunto. “Queria dizer para os empresários do setor: não tenha medo da mudança, que é uma importante ferramenta de marketing para vocês”, aconselhou Silva.

Além de divulgar os valores de combustíveis, o app também irá traçar as rotas para os postos. Os consumidores poderão ver a distância real entre eles e o posto onde há o menor preço. Também será possível fazer um comparativo de preço conforme a forma de pagamento, se no dinheiro é mais barato do que no cartão de crédito. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por