CIDADE

Uberabense toma posse na presidência da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais

Tomou posse na presidência da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (Fecom), no dia 1º de janeiro, o uberabense Mauro Sérgio de Melo

Thassiana Macedo
Publicado em 04/01/2020 às 13:55Atualizado em 18/12/2022 às 03:16
Compartilhar

Tomou posse na presidência da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (Fecom), no dia 1º de janeiro, o uberabense Mauro Sérgio de Melo com o desafio de enfrentar as principais dificuldades da classe. Entre elas, a guerra fiscal entre os estados, que deixa as legislações muito complexas, e a burocracia dos órgãos públicos. Para isso, ele pretende aproximar a entidade dos profissionais e buscar soluções para reforçar o velho entusiasmado com a profissão, visto que contabilistas têm abandonado carreira em virtude dos problemas enfrentados. 

Entre as propostas a serem implementadas durante seu mandato, que vai de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, Mauro de Melo destaca o interesse em manter projetos e ações positivas, mas prevê a criação de grupos de trabalho responsáveis para levantar as demandas dos contabilistas e dar suporte à diretoria. O presidente ainda pretende estreitar o relacionamento com os órgãos de fiscalização nas três esferas de governo, a fim de facilitar a execução dos serviços contábeis, reivindicando melhor atendimento para a classe junto aos órgãos públicos. “Vamos cobrar a regulamentação e sugerir, junto a deputados federais e estaduais, e prefeitos, melhorias nas leis que impactam diretamente na execução dos nossos serviços”, frisa.

Há projetos para reconhecimento e valorização da categoria aprimorando a capacitação profissional criando cursos EAD em parceria com instituições de ensino. “A era digital é uma realidade que veio para ficar e temos que nos adaptar a ela ou estaremos fora do mercado de trabalho”, pontua.

Ele lembra que antes o contabilista era o ‘Guarda Livros’, conhecido por ser o profissional que mandava os impostos para os empresários pagarem. “Hoje somos consultores e vistos como o braço direito dos empresários. Nosso serviço é diferenciado para que eles tenham as informações contábeis em tempo real auxiliando a tomada de decisões. A inovação tecnológica não para. Precisamos estar sempre antenados às atualizações da legislação, por isso uma das principais metas é a capacitação profissional”, reforça. 

Mauro de Melo destaca que o país vem enfrentando anos de recessão e aos poucos temos conseguido sair dela. Para ele, a tendência é aumentar o número de empresas, o que representará a recuperação da economia. “As previsões para 2020 são animadoras para nossa classe e esperamos que sejam aprovadas as reformas tributárias propostas para que possamos ter condições de manter as empresas em atividade, pois ultimamente os empresários não têm conseguido suportar esta alta carga tributária”, avalia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por