CIDADE

2020 terá dez fins de semana prolongados e turismo comemora

Em contrapartida, lideranças do comércio avaliam que terão prejuízos com a quantidade de feriados durante a semana do novo ano

Publicado em 04/01/2020 às 12:12Atualizado em 18/12/2022 às 03:16
Compartilhar

Dos 12 feriados nacionais deste ano, dez caem na sexta ou segunda-feira, ou seja, dá para emendar. Em Uberaba, ainda há mais duas folgas locais: o aniversário da cidade, comemorado no dia 2 de março, segunda, e o Dia de Nossa Senhora da Abadia, no dia 15 de agosto, sábado. 

Sabendo disso, os uberabenses já planejam os dias de descanso. Solange Martins é proprietária de uma agência de viagens e estima que o número de clientes dobre neste ano.

“A procura vai dobrar; falo isso com propriedade. O pessoal já começou a ligar e deixar o nome em lista de espera para ter prioridade quando a gente lançar a viagem. Tem gente que faz viagens em três feriados”, comemora a empresária.

O calendário virou e o ano começou com o feriado do Dia Mundial da Paz, no dia 1º de janeiro. A próxima data em que haverá feriado é o carnaval, em fevereiro. Com exceção do mês de julho, tem feriados previstos para todos os meses do ano.

Enquanto a indústria do turismo lucra com a quantidade de dias de descanso, o comércio varejista registra prejuízos, com as portas fechadas, na avaliação das lideranças do comércio.

“A gente perde vendas e as contas não param. Temos que parar e o estabelecimento não vai arrecadar. Então, este é um ano de fazer provimento e guardar dinheiro, porque realmente tem muito feriado prolongado”, alerta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ângelo Crema.

Estudo feito pela Fecomércio MG apontou que, em 2019, o setor deixou de ganhar, aproximadamente, R$19 milhões. Ainda, o Sindicato do Comércio de Uberaba (Sindicomércio) calcula que os comerciantes perdem cerca de 3% das vendas de um mês durante um feriado. 

 “Os feriados representam prejuízo para o comércio de uma maneira geral. Além de onerar a mão de obra, há a dificuldade nas vendas. Há datas que representam melhoria em alguns setores, como Dia das Mães, dos Pais, dos Avós, das Crianças, por exemplo, porém, de uma maneira geral, os feriados não são bons para a classe empresarial”, afirma o gerente executivo do Sindicomércio Uberaba, Thiago Árabe.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por