Foto/Francis Prado/Shopping Uberaba
No Shopping Uberaba, a estimativa é de que o movimento de vendas tenha crescido cerca de 8%, abaixo do divulgado pela Alshop
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou ontem (26) que as vendas de Natal aumentaram 9,5%, na comparação com o ano passado. Cerca de 400 empresas de varejo de todo o Brasil entraram na avaliação, que abrangeu o período de 1º a 20 de dezembro. Para o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o desempenho foi "muito positivo".
No Shopping Uberaba, a estimativa é de que o aumento nas vendas tenha sido de 8% em comparação com o ano passado; os números ainda estão sendo levantados e deverão estar disponíveis no fim de semana. A direção do Praça Uberaba Shopping tem avaliação mais positiva e prevê que os números fechem na faixa de 10%.
Em coletiva de imprensa, o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, explicou que os dados preliminares indicam que o setor deve fechar o ano com um crescimento de 7,5%, ante 2018. Calcula-se, ainda, um faturamento de R$168,2 bilhões. Como explicou Sahyoun, os valores podem apresentar, na versão final do relatório, pouca variação, para cima ou para baixo, de modo que já se pode considerá-los bem definidos.
Os ganhos alcançados, avaliou o presidente da entidade, são fruto de uma confluência de fatores. Como exemplos, Sahyoun citou a conversão do décimo terceiro salário na economia, que, conforme previu o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, movimentaria R$214 bilhões na economia, este ano. Para ele, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a taxa básica de juros, Selic, definida em 4,5% ano também contribuíram para os resultados.
Na véspera da data festiva, muitos clientes também optaram por adquirir mercadorias acessando sites a partir de um clique. Com isso, o comércio eletrônico registrou um crescimento de 15% no faturamento, obtido, sobretudo, devido às vendas feitas por cliente novos, isto é, que adotaram essa forma recentemente, e através de smartphones, em vez de computadores. Em média, os consumidores do e-commerce gastaram R$447, o que resultou em um montante de R$61,2 bilhões para o setor.
Alguns itens foram mais comprados ao longo deste ano, como produtos de perfumaria e cosméticos (9,5%) e óculos, bijuterias e acessórios (9%). Peças de vestuário masculino e feminino tiveram uma alta de 5%.
A expectativa é de que a intensidade no movimento dos shoppings não diminua nos próximos dias. Segundo Sahyoun, a tendência de o fluxo se manter se deve ao fato de que muitos clientes vão efetuar trocas e buscar roupas brancas para comemorar o réveillon. "E muitas famílias deixam de comprar e aguardam a liquidação."
O presidente da Alshop também antecipou previsões sobre o cenário de 2020. Ele disse aos jornalistas que, nos próximos anos, 31 novos shoppings deverão ser abertos, sendo 20 em capitais e 11 no interior dos estados. "Existe uma tendência muito forte de interiorização dos empreendimentos", observou, complementando que as 12 unidades inauguradas este ano geraram nove mil empregos.