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Após vídeo de Piau viralizar, patinetes serão regulamentados em Uberaba

Assessoria de comunicação da Prefeitura afirma que a Sedec trabalha para atrair investimento para Uberaba

Publicado em 27/11/2019 às 15:10Atualizado em 18/12/2022 às 02:16
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Vídeo do prefeito Paulo Piau chegando à Prefeitura de Uberaba de patinete rodou as redes sociais nesta semana. O meio de transporte já é febre em capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro, apesar de levantar diversas questões, sobretudo no que tange à segurança. Mas e Uberaba vai aderir à moda? Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, sim.

Questionada pela reportagem, a administração municipal afirmou que a “Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação tem buscado empresas que desenvolvem esta tecnologia, como a Horwin, que já assinou protocolo com o município”. A empresa chinesa tem perfil mais complexo e demorado para implantação, ainda de acordo com a PMU, devido à legislação do país. “A Horwin é especializada na fabricação, distribuição e exportação de motocicletas e veículos elétricos”, afirma a nota enviada à reportagem, reiterando, ainda, que a Sedec ainda trabalha para atrais novos investimentos para o município.

A Horwin foi fundada em 2014 e pretende fabricar e vender motos, bicicletas e patinetes no mercado brasileiro. Durante o Salão Duas Rodas, Wendsor Zhou, CEO da Horwin, confirmou que há proposta bastante interessante para instalar a fábrica em Uberaba, mas que ainda não está decidido. “Recebemos de Uberaba uma boa oferta para instalarmos nossa fábrica, mas reconhecemos que Manaus, apesar de muito mais longe, apresenta vantagens importantes”, revelou o executivo ao jornalista paulistano Sidney Levy, adiantando que as motos já estão em processo de homologação no Brasil.

Nesse mesmo sentido, requerimento enviado pelo vereador Almir Silva ao prefeito Paulo Piau em julho. O tema foi abordado em setembro no jornal oficial do município, o Porta-Voz, sob a luz do Decreto nº 4246/2019, que regulamenta a prestação de serviço de compartilhamento de veículos de aluguel. Segundo a PMU, “a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) entendeu ser necessário, visto projeto técnico em andamento para deflagrar processo licitatório para este fim”.

O fato do prefeito estar sem equipamento de segurança durante o trajeto levou muitos leitores a questionarem a postura de Piau. “Ele estava lá em uma via bastante movimentada sem nem capacete. Se fosse um cidadão comum seria multado, com certeza”, relata uma leitora, que preferiu manter sua identidade em sigilo. Sem muita expectativa, ela não acredita que será permitido o transporte em patinetes tão cedo. “Até hoje está esse chove e não molha com a Uber”, critica.

Via de regra, a legislação brasileira classifica os patinetes elétricos como “equipamentos de mobilidade autopropelidos”, ou seja, veículos que têm algum tipo de motorização, além da largura e comprimento iguais ou menores que as de uma cadeira de rodas. Dessa forma, os patinetes só podem ser usados em calçadas, ciclovias e ciclofaixas, segundo determina o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). O tráfego junto com carros, ônibus e motos não é permitido, haja vista serem altas as chances de acidente.

Além disso, o veículo (patinete) deve seguir determinadas regras. Ele tem que ter sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral), indicador de velocidade e campainha. Os acessórios são formas de a pessoa ter um controle maior sobre o patinete e também de sinalizar sua presença no tráfego.

Essas são as regras gerais. Contudo, municípios podem criar suas próprias normas sobre o assunto. Acionada pela reportagem, a PMU enfatizou a falta de obrigatoriedade de uso de equipamentos de segurança, como os capacetes, para justificar o não uso pelo prefeito.

Já que há iminência de o serviço começar a ser permitido por aqui, especialistas ouvidos pela reportagem elencam algumas dicas de uso

1- Utilize sempre capacetes

O capacete ainda não se tornou um item obrigatório para andar de patinete elétrico, mas os municípios estão discutindo essa possibilidade. Mesmo que ele não seja exigido, é fundamental que o indivíduo use um capacete para se proteger.

Ele é muito importante, porque evita que a pessoa tenha graves consequências na hipótese de um acidente. Antes de se locomover, veja se o capacete está bem ajustado. Para quem deseja ter uma proteção extra é indicado ainda usar luvas, joelheiras e cotoveleiras.

2- Respeite os limites de velocidade

Lembre-se sempre que em ciclovias e ciclofaixas o permitido é viajar até 20 km/h. Já nas calçadas, a velocidade máxima é de 6 km/h. Os equipamentos, geralmente, conseguem alcançar uma aceleração maior que essa, mas não é autorizado, porque pode provocar problemas com terceiros que estão na mesma via que você.

3- Preste atenção no trajeto

As calçadas nos grandes centros urbanos costumam ter desníveis e até mesmo buracos. Então, é essencial que o piloto tome cuidado e tenha tempo para diminuir a velocidade ou desviar desses defeitos.

Para estar atento ao caminho, ele não pode falar ou digitar ao celular durante o percurso, porque isso tira bastante a concentração dele. Da mesma maneira, utilizar fones de ouvido não são recomendados.

Nas subidas e descidas, o usuário deve ter atenção extra. Em dias em que o chão está molhado também, porque ele fica muito liso.

4- Coloque as duas mãos no guidão

Respeitar a velocidade máxima, não falar ao celular e ouvir música enquanto conduz são todas ações que aumentam o controle do piloto sobre seu veículo. Contudo, isso não é o suficiente.

Colocar as duas mãos no guidão é imprescindível para obter o equilíbrio e viajar de forma segura. Se tirar uma das mãos do patinete, é muito fácil que o usuário perca o controle, caia e se machuque.

5- Dê preferência aos pedestres

Para carros, motos, caminhões e ônibus, o pedestre é sempre a prioridade. Assim como eles, o patinete elétrico é um veículo motorizado e o seu condutor deve dar a preferência para quem está a pé.

Veja os semáforos e espere sua vez. Use a campainha e as sinalizações para mostrar ao pedestre sua presença e para onde pretende ir. Nas calçadas, tome cuidado extra para não trombar nas pessoas.

6- Faça testes

Se você não tem experiência com patinetes elétricos, é melhor levar um para uma área mais sossegada e treinar antes de pegar o veículo e ir com ele ao trabalho, por exemplo. É importante que o condutor se acostume com o modo de aceleração do produto, frenagem e descubra qual posição dos pés é mais confortável e segura para ele.

Esses podem ir virados para frente ou para o lado, depende da preferência da pessoa. Ao testar o patinete antes, você aprende como ele funciona e foge de situações inesperadas e desagradáveis. Será mais fácil acelerar, frear, ou seja, conduzir de uma maneira geral e o risco de acidentes será menor.

7- Ande sozinho

Não é autorizado andar com mais de uma pessoa no veículo, animais ou cargas acima de 5kg. Ele foi feito para o uso individual, então não suporta grandes pesos e não é seguro viajar com um passageiro. Se estiver com um amigo, por exemplo, cada um deve ter ou alugar o seu próprio aparelho.

8- Estacione o equipamento

Para quem compartilha o patinete de aplicativos, essa dica é essencial. Quem tem o próprio aparelho não tem tanto problema com isso, porém é pertinente lembrar. Não se esqueça de estacionar o veículo. Por estacionar, entende-se pará-lo em um local em que ele não atrapalhe o trânsito (tanto de outros automóveis como o de pedestres).

No caso de patinetes alugados, deixe-os nos estacionamentos fixos da marca escolhida por você. Quem é dono do equipamento pode colocá-lo no recinto em que pretende ir ou no estacionamento dele, também sem incomodar os outros condutores.

Se deslocar de patinete em uma grande cidade traz agilidade, economia e melhora a mobilidade dos usuários. Por essas razões, ele se destacou e passou a fazer parte do cenário das ciclovias desses municípios. 

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