CIDADE

Sebrae regional prepara a implantação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil

Dados apresentados pelo Sebrae apontam que o Brasil ocupa uma das últimas posições em relação à presença do ensino de empreendedorismo nas escolas

Marconi Lima
Publicado em 08/11/2019 às 21:06Atualizado em 18/12/2022 às 01:50
Compartilhar

Comitiva formada pelo poder público, o gerente da Regional Triângulo do Sebrae, William Rodrigues de Brito, e os analistas Marcius Marques Mendes e Joana Rafaela Corrêa estiveram em Belo Horizonte para que o programa Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) fosse apresentado aos representantes do município que foram e também integrantes de grupos de serviços, como Lions, Rotary e maçonarias. 

O programa foi apresentado pelo superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, e também pelo diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, e diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Márcio Magalhães. As tratativas para implantação deste programa em Uberaba seguem, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Dados apresentados pelo Sebrae apontam que o Brasil ocupa uma das últimas posições em relação à presença do ensino de empreendedorismo nas escolas. O potencial do país, no entanto, é considerado enorme, uma vez que apenas 14,6% das crianças e dos jovens brasileiros estão matriculados em escolas particulares, enquanto 85,4% deles, ou seja, 43,9 milhões, estudam na rede pública, segundo dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma das tentativas de reduzir essa diferença é o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ), projeto da Escola do Sebrae que leva formação empreendedora a jovens da rede pública, tornando-os protagonistas de suas próprias vidas. “Todo processo educacional está voltado para protagonismo. E o Sebrae tem essa mesma lógica, ou seja, ajudar na formação de pessoas para atender às demandas da sociedade. E no nosso município nós trabalhamos para que o nosso aluno seja transformador. E o NEJ é um projeto da base curricular”, ressaltou Silvana. 

O diretor-técnico do Sebrae, João Cruz, disse que está bastante entusiasmado para a implantação do NEJ no Triângulo Mineiro. “O NEJ é um programa transformador. E Uberaba vai ganhar muito com a sua implantação. Tenho certeza que teremos êxito”, frisou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por