CIDADE

Apesar de vazamento da prova, Enem em Uberaba não teve incidentes

Quase dez mil candidatos estavam habilitados para realizarem as provas em Uberaba

Marconi Lima
Publicado em 03/11/2019 às 20:42Atualizado em 18/12/2022 às 01:37
Compartilhar

Arquivo JM

Início da tarde de domingo (3) foi bastante movimentado em Uberaba por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na cidade, 9.967 candidatos estavam habilitados para realizarem as provas. 

Pelo menos uma hora antes do início da realização das provas, por volta do meio-dia, já era grande a movimentação nos locais onde seria realizado o Enem em Uberaba. Não foi registrado, pelo menos até o fechamento desta matéria, nenhum incidente durante a aplicação do Exame. 

O Ministério da Educação deve divulgar um balanço final sobre a realização do Enem em todo o País. 

Em Minas Gerais, de acordo com o MEC, 534.648 candidatos se inscreveram para participar do Exame. A maioria é composta por mulheres, totalizando 323.611 candidatas. A faixa etária predominante está entre os 21 a 30 anos, com mais de 143 mil inscritos. 

No primeiro dia de prova, foram aplicadas as avaliações de ciências humanas, linguagens e redação. No próximo domingo (10), será a vez de matemática e ciências da natureza. 

O tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 sob o governo de Jair Bolsonaro (PSL), "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou nesta tarde que uma foto da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que circula desde às 15h é verídica e disse que "tudo seguiu normal", apesar da falha de segurança. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC e responsável pela prova, afirmou que "todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova" quando o vazamento foi identificado. 

Os gabaritos oficiais só serão divulgados em 13 de novembro. No mesmo dia, os participantes poderão acessar os gabaritos pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Aplicador do Enem teria vazado foto da prova, diz ministro

Por Lígia Formenti - Agência Estado

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a foto com o teor da prova do Enem que vazou no início da tarde deste domingo, 3, não provocou danos ao exame e, em sua avaliação, não abrirá brechas para pedidos na Justiça para a anulação da prova. Análises feitas até o momento, de acordo com ele, indicam que o vazamento teria sido provocado por um aplicador de provas que, notando a ausência de três candidatos, teria aberto os cadernos e fotografado.

Weintraub disse esperar que rapidamente a pessoa envolvida seja encontrada. Questionado sobre quais seriam as penas que o autor do vazamento estaria submetido, o ministro afirmou que a intenção seria "escangalhar ao máximo a vida dele". "A gente vai atrás de absolutamente tudo para que essa pessoa pague pela má-fé e falsidade", disse.

Apesar do vazamento, o ministro classificou o primeiro dia da aplicação de prova como "tranquila". Neste domingo, 376 candidatos foram eliminados, por descumprir as regras que estavam expostas no edital, como portar celulares.

Weintraub e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disseram estar satisfeitos com o conteúdo das questões. Neste ano, não houve temas relacionados, por exemplo, à ditadura militar.

Questionado sobre a ausência destes temas, Weintraub admitiu que havia uma recomendação para os formuladores do exame de evitar polêmicas. "O conteúdo das questões não vou comentar", disse, para mais tarde completar que somente neste domingo teve conhecimento das questões.

Weintraub afirmou ainda que a orientação era fazer uma prova de forma a selecionar pessoas mais qualificadas. "O objetivo não era dividir, doutrinar, é selecionar as pessoas mais capacitadas "

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que uma das questões, de uma quadrilhista surda, era uma homenagem à Michelle Bolsonaro.

Weintraub afirmou ainda que a prova era a "cara" do presidente Jair Bolsonaro. "Foi com menor custo nominal e mais baixo aparentemente de problemas", disse.

O primeiro dia de prova do Enem apresentou uma das mais baixas abstenções da história, de acordo com a informação do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Dos 5,095 milhões de inscritos, 3,92 milhões compareceram à prova. A abstenção ficou em 23,7%. A expectativa, no entanto, é que o número aumente no próximo domingo, quando será realizada a segunda etapa da prova.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por