CIDADE

Mercado de aluguéis de imóveis na cidade segue estagnado neste ano

No primeiro semestre deste ano, os preços do aluguel de imóveis residenciais subiram 3,45% no Brasil

Daniela Brito
Publicado em 20/07/2019 às 14:25Atualizado em 17/12/2022 às 22:40
Compartilhar

Fábio Braga

Oferta de imóveis para alugar em Uberaba é grande e faz com que o mercado siga parado, na opinião de empresário do setor

No primeiro semestre deste ano, os preços do aluguel de imóveis residenciais subiram 3,45% no Brasil. O valor ficou abaixo dos 4,38% do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) – base de cálculo que corrige estes tipos de contratos no país. Os dados foram divulgados pela FipeZap. Em Uberaba, o mercado está estagnado, conforme avalia Rodrigo Zucato, empresário do setor. 

Dificilmente é possível reajustar os valores dos aluguéis pelo IGP-M, segundo ele. Em algumas negociações o valor negociado é superior ao índice e, em outros, inferior. Tudo depende da oferta, que ainda continua grande. “O inquilino tem como negociar quando a oferta é maior que a procura. É o que regula nosso mercado, a oferta e a procura”, diz o empresário. Para ele, o mercado está passando por crise há quatro anos. Havia expectativas de melhora, o que não ocorreu com o governo Bolsonaro.

Conforme analisa, o ano começou muito bem no setor, mas posteriormente houve queda e neste momento está incerto. A expectativa é positiva para o segundo semestre, embora haja muita insegurança. “O mercado está instável, com muitas oscilações. Não conseguimos ter uma projeção para enxergar para os próximos meses. Nossa expectativa é que o negócio melhore após a aprovação da reforma da Previdência”, diz. 

De acordo com os dados nacionais, a inflação geral para o setor no período, segundo o índice oficial de preços ao consumidor (IPCA), foi de 2,23%. No acumulado dos últimos 12 meses, os valores do aluguel registraram um aumento de 3,85%, enquanto o IGP-M para o período foi de 6,52%. Já a inflação geral foi de 3,37%. No país, o preço médio para alugar um imóvel ficou em R$28,90 por metro quadrado entre as 25 cidades monitoradas pelo índice FipeZap. São Paulo ainda é a capital mais cara para se morar de aluguel. O preço na cidade é de cerca de R$38,50 por metro quadrado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por