CIDADE

Ações judiciais contra o INSS aumentaram em 70%, diz advogada

Medida provisória transformou em lei a ação iniciada em 2015, determinando a revisão de todos os benefícios pagos

Marília Mayer
Publicado em 10/07/2019 às 16:16Atualizado em 17/12/2022 às 22:22
Compartilhar

Aumentou em 70% o número de pessoas que tiveram seus benefícios suspensos pela Operação Pente Fino feita nos auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme a advogada Patrícia Teodora, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário.

A ação começou em 2015 e, neste ano, uma medida provisória foi transformada em lei e determina a revisão de todos os benefícios pagos. Por conta disso, a quantidade de pessoas que buscam ajuda cresceu.

“Infelizmente, vários casos de benefícios que, no nosso entender, foram suspensos de forma equivocada, com prazos recursais muito curtos administrativamente, o que acaba aumentando uma demanda judicial de uma forma gigantesca”, analisa.

Ainda, segundo a advogada, por conta da redução do quadro de funcionários do INSS, a concessão de benefícios tem levado até um ano e causado desespero no contribuinte.

“São vários projetos de operação. Primeiro foi auxílio doença, aposentadoria por invalidez e agora benefícios de uma forma geral, inclusive, imposto de renda”, conclui. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por