JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 17 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Buraco surge na antiga ponte sobre rio Grande e oferece risco

Sem qualquer tipo de manutenção, a histórica estrutura apresenta graves problemas que colocam os usuários em risco

21/05/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 21/05/2019 - 08:18:13.

Foto/Reprodução


Buraco surgiu na ponte antiga sobre o rio Grande, em Delta, traspassando-a, fazendo com que seja possível enxergar o rio embaixo

A histórica ponte de ferro na divisa de Minas Gerais com São Paulo, localizada no município de Delta, 35km distante de Uberaba, está em más condições de conservação e em situação de risco. No fim de semana passado um buraco se formou e por cima da ponte é possível observar o rio passando abaixo. 

Fotos do buraco, que está localizado no início da ponte, para quem trafega no sentido São Paulo-Minas Gerais, foram amplamente compartilhadas em aplicativos de mensagens e redes sociais. Reportagem do Jornal da Manhã esteve no local na tarde de domingo (19) e constatou o perigo no local.

Apesar de ser tratada como cartão-postal, a estrutura metálica não recebe investimentos de melhoria ou restauração. De acordo com o livro “Os Bondes de Sacramento”, do autor e historiador Carlos Alberto Cerchi, em 1914, cinco dos seis vãos estavam prontos e a última parte foi improvisada de madeira. 

Após o término da 1ª Guerra Mundial, em 1919, a última parte da ponte veio da Inglaterra e houve a conclusão. A data, porém, é imprecisa. O que se tem como certo é que, durante a revolução constitucionalista, em 1930, a obra estava concluída e foi cenário de batalha entre paulistas e mineiros. Apesar da importância histórica e logística, a ponte recebeu apenas iluminação nos últimos anos.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia