CIDADE

51% das multas aplicadas no município são por uso do celular e falta de cinto de segurança

O montante corresponde a mais de cinco mil pessoas flagradas cometendo pelo menos uma das infrações

Marília Mayer
Publicado em 20/05/2019 às 11:30Atualizado em 17/12/2022 às 20:58
Compartilhar

Divulgação

No primeiro quadrimestre deste ano, 5.324 pessoas foram multadas por manuseio de celular e falta de cinto de segurança em Uberaba. Isso representa 51% do total de multas aplicadas.

O celular é o responsável pela maior parte das infrações registradas. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), 33% das multas é por segurar, manusear ou utilizar o celular no volante.

“Hoje por causa das redes sociais o celular está sendo o vilão. Está matando no trânsito e não é só o motorista. É o pedestre, é o motociclista que coloca o aparelho dentro do capacete... A gente aborda as pessoas e elas já estão com o celular ali no colo”, afirma o chefe da Educação no Trânsito, Hélio dos Reis Santos.

A falta de cinto de segurança aparece em segundo lugar, com 18% das multas aplicadas.

Na tentativa de minimizar o problema e poupar o motorista do pagamento da multa, a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Sedest) começou a realizar aulas com caráter educativo para quem recebeu multa leve ou média no último mês. A primeira palestra teve a participação de 12 pessoas.

“Como começou agora eu acredito que esse número vai aumentar. Até porque entraram 25 agentes de trânsito e antes era só a Guarda Municipal para fazer esse papel, então esse número deve aumentar bastante”, observa Hélio Reis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por