CIDADE

Cerca de 200 mil animais serão vacinados contra aftosa na região

Com dosagem reduzida de 5ml para 2ml, a vacina já está com venda liberada, sendo que em Minas Gerais serão 23,5 milhões de animais imunizados

Marconi Lima
Publicado em 29/04/2019 às 22:32Atualizado em 17/12/2022 às 20:19
Compartilhar

Foto Fábio Braga

Tereza Cristina, ministra da Agricultura, ao lado da secretária estadual de Agricultura, Ana Maria Soares Valentini, no lançamento da campanha em Uberaba no último sábado (27)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa foi lançada no último sábado (27), em Uberaba, pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Para este ano a dosagem será reduzida de 5ml para 2ml. Romeu Borges, presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), alertou que a venda da vacina contra febre aftosa da campanha está liberada. Em Uberaba, a expectativa é que mais de 200 mil animais sejam imunizados. 

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão responsável pela gestão da campanha de vacinação e fiscalização do comércio de vacinas no estado. O IMA esclareceu que deverão ser imunizados na primeira etapa de vacinação deste ano em Minas Gerais cerca de 23,5 milhões de animais. O IMA justificou ainda que a alteração da dose da vacina – de 5ml para 2ml – deve-se à expectativa de diminuir as reações vacinais com a aplicação do produto, uma reivindicação do setor produtivo e da indústria da carne.

Em Uberaba, no último fim de semana, a ministra Tereza Cristina lembrou que, graças ao sucesso das campanhas de vacinação, o Brasil conseguiu ser declarado, no ano passado, livre da aftosa com vacinação e, agora, está iniciando um programa para a retirada gradual da vacina. Por enquanto, apenas Santa Catarina é considerado Estado livre da aftosa sem a necessidade de vacinação. "É importantíssima a responsabilidade do produtor brasileiro em vacinar seu gado", disse a ministra. "Existe um programa que o produtor brasileiro precisa seguir para vacinar no prazo correto, ele precisa usar a vacina em 30 dias, e a dosagem vai diminuir."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por