CIDADE

Sicoob Uberaba rebate críticas à revitalização da Praça Pôr do Sol

Uma das reclamações de usuários é sobre a ausência de bebedouros e banheiros; Sicoob Uberaba explicou que, como parceiro, somente executa o projeto

Raiane Duarte
Publicado em 22/04/2019 às 11:33Atualizado em 17/12/2022 às 20:09
Compartilhar

Foto/Fábio Braga

Projeto de revitalização da Praça Pôr do Sol, apresentado na semana passada à comunidade, e teve alguns pontos de desaprovação. Entre os projetos apresentados estava o “Parcão”, destinado a animais de estimação, realizado em parceria com o Sicoob Uberaba, que rebateu às críticas recebidas pela população.

Entre as ponderações de moradores estava a forma como as melhorias foram apresentadas, sobretudo quanto à iluminação precária, o que dificultou a apreciação de quem queria conhecer melhor o projeto. De acordo com o presidente do Sicoob, Alceu Vieira, a questão da iluminação será resolvida. “Essa reclamação é porque a reunião foi feita na Aisp, com a iluminação local e do lado de fora, realmente numa tenda. Mas tinha condição do pessoal ver, de se aproximarem, de tirarem foto, de pegarem cópias do projeto. O projeto já foi divulgado e não tem nenhum segredo em cima do dele”, explica o presidente. Alceu ainda pontua que umas das principais melhorias será na iluminação da própria Praça Pôr do Sol. “A praça vai ficar com a iluminação mais moderna e mais clara”, informa o presidente do Sicoob.

Além disso, moradores questionaram a ausência de bebedouros e banheiros para frequentadores da Praça Pôr do Sol. Nesse sentido, Alceu Vieira pontua que a determinação foge à competência do Sicoob Uberaba, que é parceiro no projeto apenas no que tange à execução. “Com relação a banheiro e bebedouro não entra na possibilidade do parceiro Sicoob Uberaba definir se vai ter ou não, a gente fica responsável pela execução da obra e pela manutenção futura de jardinagem, de limpeza de e de algum reparo que possa surgir na praça”, explica.

A Prefeitura de Uberaba, por meio da assessoria de comunicação, esclarece que a instalação dos bebedouros está em estudo. Quanto aos banheiros, a possibilidade não está descartada. Entretanto, o “tendão-de-Aquiles” é a manutenção – mão de obra e custos –, com a qual a administração municipal não consegue arcar neste momento. Já a manutenção da praça será feita pelo Sicoob, que apadrinhou o projeto.

Revitalização. O projeto de revitalização da praça Pôr do Sol, idealizado pelo arquiteto Marcondes Freitas, conta com 35 luminárias de Led, visando maior segurança dos frequentadores. Serão revitalizadas as quadras, a academia de ginástica, sendo os aparelhos antigos e estragados substituídos. Vinte bancos com encosto e o Parcão – parque voltado para a população e para os pets, que terá bebedouros para os animais e lixeiras para o recolhimento de fezes

O Parcão também receberá revitalização, dentro do projeto de paisagismo urbano promovido pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). A construção terá patrocínio da Cooperativa de Crédito Sicoob Uberaba. O ambiente para os animais de estimação terá mais de 400 metros quadrados e contará com brinquedos, equipamentos de exercícios físicos, arborização, grades, bancos, quadras, dentre outros itens voltados para a população e para a utilização dos animais. A obra se inicia em maio, com previsão de término em dois meses e custo estimado em R$200 mil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por