JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Projeto de grêmio estudantil combate bullying em escola

Serviço de Acolhimento Anônimo auxilia alunos de escola municipal de Uberaba

20/04/2019 - 07:44:29. Última atualização: 20/04/2019 - 07:57:55.

Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia "Intel" aponta que cerca de 66% de crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos já presenciaram casos de bullying na internet e 21% foram vítimas. Ainda há dados que apontam que o Brasil ocupa o 2° lugar no ranking de países com jovens que mais sofrem o bullying virtual.

Em uma iniciativa mais próxima e pessoal, um projeto vem chamado atenção em Uberaba. Realizado pelo grêmio estudantil da Escola Municipal Urbano Frei Eugênio, o Serviço de Acolhimento Anônimo oferece um espaço para que jovens compartilhem problemas de vividos diariamente e de forma anônima.

O projeto existe desde 2018, após uma pesquisa feita pelo grêmio para saber as necessidades dos alunos em ambiente escolar e uma das ações levantadas pelos alunos é que não tinham com quem conversar, desabafar ou falar sobre as angústias. Para tentar atender essa demanda, o grupo criou uma caixinha onde as crianças pudessem desabafar e contar seus problemas.

Uma psicóloga voluntária acompanha os alunos nas respostas das cartinhas. Muitos relatos expões casos com problemas pessoais em casa, agressões em família, discriminação da escola e casos de depressão. Aos poucos com iniciativas como essa, os jovens conseguem ter espaço para serem ouvidos e o grupo, com o acompanhamento de especialistas, pode ajudar a compreender melhor os problemas que acontecem dentro da escola.

* Com dados do G1

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia