JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Mosaic para produção em minas e preocupa sindicato

Esta semana, a Mosaic Fertilizantes informou que acionou o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração no nível 1

14/04/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 14/04/2019 - 08:49:09.

Reprodução

Mina de Tapira está entre as que tiveram as atividades paralisadas em função de instabilidade

Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos de Uberaba e Região (Stiquifar) está preocupado com a paralisação das atividades de produção nas minas de fosfato de Tapira (MG) e Catalão (GO). Esta semana, a Mosaic Fertilizantes informou que acionou o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) no nível 1. 

A ação emergencial ocorre após análises geotécnicas que confirmam instabilidade das barragens que não se adéquam às novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicadas em 19 fevereiro.

Stiquifar lamenta que trabalhadores de Uberaba venham a ser prejudicados, pois a rocha fosfática é utilizada em larga escala na unidade de produção localizada no Distrito Industrial de Uberaba. “Nossa expectativa é que a Mosaic, em suas estratégias de negócio, busque solução para aquisição de matéria-prima, pois o estoque existente será apenas para aproximadamente dois meses de produção”, afirma, em nota. 

O Sindicato pediu que políticos eleitos da região de Minas Gerais e Goiás tomem providências a respeito do assunto, pois se houver a paralisação total da produção haverá grandes perdas para todos os segmentos, sobretudo de arrecadação para o município.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia