CIDADE

Antecipar declaração do IR evita problemas e pode gerar economia

Para evitar contratempos, orienta-se a não deixar para enviar a declaração nos últimos dias

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 06/04/2019 às 13:35Atualizado em 17/12/2022 às 19:40
Compartilhar

Reprodução

Até agora a Receita Federal recebeu cerca de 10 milhões de declarações de um total de 30,5 milhões esperado

Faltando 24 dias para término do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), é grande o número de pessoas que ainda devem enviar o histórico financeiro. Até agora a Receita Federal (RF) recebeu cerca de 10 milhões de declarações de um total de 30,5 milhões esperado. Para evitar contratempos, orienta-se a não deixar para enviar a declaração nos últimos dias. 

Em 2018, a RF recebeu dentro do prazo 29 milhões de declarações. Esse comportamento, de enviar a declaração nos últimos dias, pode provocar o congestionamento do site e atraso na entrega. O material enviado fora do prazo está sujeito de multa de 1% do imposto devido, limitada a 20%, ou o mínimo de R$165,70.

Outro ponto a ser observado é que o quanto antes começar a emitir a declaração, o cidadão ou o profissional contábil terá melhor condições de avaliar as oportunidades de dedução. De acordo com o contador Paulo Márcio Ribeiro de Oliveira, a antecipação evita problemas e pode até gerar economia. “Muitos contribuintes deixam para o último momento. Não trazem a documentação necessária. Isso dificulta o trabalho do contador e, consequentemente, o contribuinte terá uma declaração malfeita”, esclarece.

Márcio também chama a atenção para o fato de que a antecipação permite um estudo de como emitir a declaração. “A gente tem que conversar com o cliente. Saber os rendimentos e deduções. Algumas pessoas chegam aqui faltando dois ou três dias antes do prazo. Trazem documentos incompletos. Pode acontecer de esses documentos não servirem para a dedução. O contribuinte perde dinheiro”, lamenta. 

CPF. Entre as novidades para a declaração desse ano é a obrigatoriedade no número do CPF, mesmo que de menores. “Foi uma forma encontrada pela Receita para evitar fraudes. Em 2018, a exigência era para criança a partir de oito anos. Agora é de qualquer dependente”, explica o contador Paulo Márcio Ribeiro de Oliveira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por