CIDADE

Credenciamento de cães e gatos para castração encerra na sexta-feira

Mais de mil animais já foram cadastrados

Publicado em 26/03/2019 às 07:29Atualizado em 17/12/2022 às 19:19
Compartilhar

Divulgação

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias encerra cadastro para castração de cães e gatos do Município de Uberaba na sexta-feira, dia (29). Até o último balanço, feito na sexta-feira (22), já haviam sido realizados 1.005 cadastros, sendo 295 cadelas, 240 gatas, 246 cães e 124 gatos. Destes, 444 cadastros foram realizados via site da Prefeitura e 561 por telefone.

Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica a importância do manejo populacional para resolver problemas como a superpopulação de animais abandonados nas ruas. O objetivo é promover a guarda responsável destes animais. “Nas ruas, eles estão sujeitos a maus tratos, envolvendo-se e/ou provocando acidentes de trânsito ou por agressão (mordeduras), além de prejudicarem a limpeza urbana ao destruírem sacos de lixo em busca de alimento e por defecarem em vias públicas, participando na cadeia de transmissão de zoonoses, entre outros, o que representa um risco para a saúde pública”, explica Lara.

Na primeira etapa do programa serão castrados cães machos pelo método farmacológico. Na segunda etapa, serão realizadas castrações cirúrgicas para cadelas e gatas. A castração farmacológica é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parecer enviado para a Prefeitura Municipal de Uberaba, desde que seja acompanhada da castração de fêmeas, de ações de educação sanitária para a guarda responsável.

Cadastro. Os animais devem estar em boas condições de saúde e terem entre 4 meses e 7 anos de idade. Os tutores serão responsáveis por cadastrar o animal, deslocá-lo para realização do exame pré-operatório e do procedimento de castração e pelo pós-operatório. Os cadastros podem ser realizados por formulário eletrônico no site da Prefeitura ou via telefone no 3315-4173 ou 3317-4655. O interessado deverá ter em mãos o número do NIS no momento do cadastro. Todos os animais castrados serão identificados por meio microchip, ficando registrados no Município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por