CIDADE

Saúde realiza ação de conscientização no Dia Mundial de Combate a Tuberculose

A tuberculose acomete principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro

Publicado em 23/03/2019 às 12:51Atualizado em 17/12/2022 às 19:18
Compartilhar

A Secretaria de Saúde de Uberaba, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza ação de conscientização no Mercado Municipal, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é celebrado no dia 24 de março. Neste dia, profissionais abordarão a população que passar pelo local, das 8 às 12 horas, para orientar sobre a doença, os sintomas, tirando dúvidas, avaliando as pessoas e encaminhando os casos suspeitos para o Centro de Saúde Eurico Vilela, unidade de referência em Uberaba para tuberculose e hanseníase.

O diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, explica que a informação sobre a doença é importante, pois ela ainda está em circulação, mas tem cura e o tratamento é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, Uberaba apresentou 75 casos da doença e em 2019 já foram identificados 14 casos. “Todos os profissionais da nossa Rede estão capacitados para fazer o atendimento a pacientes com suspeita, e realização do exame, basta procurar a unidade mais próxima de casa. Caso seja positivo, ele será encaminhado para o Centro de Referência, onde será avaliado e receberá todo o tratamento necessário”, destaca Boaventura.

A tuberculose acomete principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro. O principal sintoma é uma tosse seca insistente que se prolonga por mais de três semanas, com perda de peso e cansaço fácil, febre baixa, geralmente à tarde, dor no peito e/ou nas costas, suores noturno. A transmissão é feita pelo ar, por meio de tosse ou espirro da pessoa doente.

Um novo Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública em Minas Gerais foi lançado esta semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para orientar as ações de vigilância, assistência e planejamento em saúde no controle da tuberculose. Segundo Boaventura, a enfermeira que é Referência Técnica Programa Municipal de Controle da Tuberculose está em Belo Horizonte, participando do II Workshop para o Controle da Tuberculose, onde o Plano foi lançado. “A partir da próxima semana poderemos ver quais as mudanças serão necessárias no trabalho realizado em Uberaba no controle da doença”, aponta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por