CIDADE

Mais de 400mm de chuva caíram até agora em março

A expectativa é que mais 250mm de chuva ainda caiam até o fim do mês

Publicado em 22/03/2019 às 08:03Atualizado em 17/12/2022 às 19:13
Compartilhar

Trinta e quatro milímetros de chuva caíram sobre Uberaba na noite de quarta-feira (20) entre 22h e meia noite, somando-se aos 19 milímetros registrados durante a tarde, entre 13h e 13h20. Segundo informações da climatologista Wanda Prata, o total acumulado do mês é de 417 milímetros, quantidade bem acima da média histórica climatológica e muito maior que a esperada para o mês, que era de aproximadamente 250 milímetros.

Os locais mais afetados na quarta-feira, segundo afirma o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Antônio Oliveira (Toninho), foram pontos no bairro Santa Maria, entroncamento das avenidas Leopoldino de Oliveira e Santos Dumont, e bairros Elza Amui e Copacabana. Ele informa que não houve danos de grande monta e que todas as medidas reparadoras necessárias foram adotadas.

Elza Amui. No Elza Amui, um dos problemas se concentra e é recorrente na rua Noêmia Rodrigues Vilela, próximo à mata ali existente. Ocorre que o caso envolve intervenção do Ministério Público que não concordou com o deságue ali. O local não possuía passeio nem alambrado, mas após as benfeitorias passou a ocorrer o acúmulo água. Ontem, o secretário de Obras e Serviços Urbanos informou encaminhamento de operacional para buscar uma solução compatível com o meio ambiente.

Copacabana. No Copacabana, pela segunda vez foram registrados transtornos pós chuva. Para o local foram enviadas equipes esta manhã (21), constatado o problema e detectada solução. Conforme Toninho, ali houve obstrução de tubos, resultado de fogo ateado em ato de vandalismo fazendo com que a tubulação cedesse. O trecho está inserido em obra no contexto do Denit, mas a Prefeitura vem garantindo manutenção. Os tubos já foram substituídos, ainda nesta quinta-feira.

Anatê. Para as adjacências da BR-262, Toninho acena que se aguarda a estiagem para que seja dada solução em definitivo que é a canalização. Observa que a entrada do bairro Anatê é alternativa e que entrada definitiva também está prevista, assim como a pavimentação, galerias e iluminação. A expectativa é de início das obras entre o final de abril e começo de maio. Marcus Cherém. Alguns questionamentos surgiram com relação às imediações da Avenida Marcus Cherém, relativa a chuvas anteriores. Toninho pontuou que há captação no local, mas que com o desenvolvimento naquela região, o sistema ficou insuficiente, com a velocidade com que água chega não sendo muitas vezes compatível com o escoamento. O volume aumentou – assume – e solução está sendo estudada, informa. O secretário finaliza que já está prevista a repaginação daquela região, com revitalização completa e que a questão das águas pluviais deverá ser inserida neste projeto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por