CIDADE

Outono começa nesta quarta-feira

Influência do fenômeno El Niño deve ser moderada na estação

Publicado em 20/03/2019 às 10:04Atualizado em 17/12/2022 às 19:11
Compartilhar

O outono começa oficialmente nesta quarta-feira (20), a partir das 18h58. Neste ano, a estação deve ter influência moderada do fenômeno El Niño, segundo os meteorologistas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de o fenômeno atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.

Embora a expectativa seja de diminuição das precipitações de água ao longo da estação, a previsão é de um outono com chuvas acima de média histórica. Pancadas ocasionais podem ocorrer em abril e a perspectiva é que tanto esse mês quanto maio apresentem um volume abaixo da média, enquanto junho traz um cenário acima da média geral.

Neste ano, o outono recebe influência do El Niño, o que favorece a ocorrência de temperaturas ligeiramente acima da média. As análises meteorológicas apontam para abril como o mês mais quente e junho com as temperaturas mais amenas.

“A expectativa é de temperaturas acima da média na faixa norte e leste do estado, abaixo da média na Zona da Mata e dentro da média histórica para as demais regiões de Minas. Nas demais regiões as temperaturas ficarão dentro da média comum do outono”, indica o meteorologista da Cemig, Arthur de Paiva Neto.

Em Uberaba, a temperatura varia hoje (20) entre 20º e 34º, com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas entre tarde e noite. Já na quinta-feira (21) devemos ter ligeira queda, variando entre 22º e 30º, com possibilidade de chuvisco à tarde. O tempo se manterá estável, com as temperaturas também em queda, não saindo da casa dos 20º C na sexta-feira (22) e também no sábado (23); somente no domingo (24) que Uberaba deverá ter chuva novamente.

Fonte: Inmet  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por