CIDADE

Enchente de São José começou no domingo e deve durar até o fim de semana

Segundo a climatologista Wanda Prata, hoje ainda deve chover

Michelle Rosa
Publicado em 19/03/2019 às 08:47Atualizado em 17/12/2022 às 19:09
Compartilhar

Conjunto periódico de chuvas da famosa enchente de São José fecha o verão em Uberaba. De acordo com informações de especialistas, para o mês de março já choveu 345 milímetros. Só nesta segunda-feira (18), entre às 19h e meia-noite, choveu em Uberaba cerca 30 milímetros.  As regiões mais atingidas foram sudoeste, sul e sudeste da cidade, como as regiões dos bairros Valim de Melo, Gameleiras e Aeroporto de Uberaba e BR-050. 

De acordo com a climatologista Wanda Prata, no período do vespertino choveu cerca de 21 milímetros e ainda há previsão de chuva forte para hoje (19). Ela explica que o conjunto de chuvas começou já no domingo, quando diversos pontos de alagamento foram registrados em Uberaba, e deve durar ainda até o fim de semana. 

“A média climatológica de chuva em março é de 250 milímetros. Há precisão de chuva para hoje e também para o restante da semana, anunciando o outono já com uma leve queda nas temperaturas em pelo menos 2 graus”, destaca a climatologista.  

A previsão do tempo para esta terça-feira (19) é que as temperaturas fiquem entre 18 e 33 graus, com pancadas de chuva no período vespertino e noturno. Os ventos podem chegar a 7 km/h e umidade relativa do ar chega aos 90%. 

Defesa Civil alerta. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli, estão previstos para esta terça (19) aproximadamente 35 mm de chuvas, que podem ser potencializados em algumas regiões da cidade. A previsão de chuva permanece até quarta-feira (20), conforme o coordenador. “Pedimos à população que fique em alerta. Quase todos os anos, registramos forte chuva nesta data e alguns pontos acabam mais atingidos. Evitem áreas que estão sujeitas a enchentes, não estacionem veículos nessas áreas, principalmente debaixo de árvores associadas a fortes rajadas de vento. Todo o cuidado é necessário”, explica. Todos os grupos traçaram os principais pontos que podem ser atingidos e mapeados como áreas de risco. As equipes da Defesa Civil estão percorrendo estes locais para verificar e acompanhar as condições do solo e das encostas. Lembrando que em casos de emergência, a pessoa deve acionar a Defesa Civil ou o corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193.

Atenção redobrada. Toda a chuva que deve chegar em Uberaba nos próximos dias está sendo monitorada pelos grupos de ação preventiva e ações corretivas. O Grupo de Reação a Desastres (Grede) é direcionado a Secretarias e autarquias da Prefeitura de Uberaba que envolve a Defesa Civil, Procuradoria Geral, Chefia de Gabinete, Cohagra, Codau, Serviços Urbanos, Governo, Administração, Planejamento e Gestão Urbana, Educação, Desenvolvimento Social, Obras, Meio Ambiente, Finanças, Comunicação, Agricultura, Saúde e do Samu. Já o PEP (Plano de Emergência Pluviométrico) é integrado pelas equipes da Prefeitura e Corpo de Bombeiros, Cemig, Policia Militar e Rodoviária. Guarda Municipal, Policia Rodoviária Federal, dentre outros órgãos, além do acompanhamento da climatologista Wanda Prata.

Fotos/Jairo Chagas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por