JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Ratos e baratas afastam uberabenses do Mercado Municipal

Vídeo dos animais andando livremente em torno do Mercadão circulou nas redes sociais no fim de semana

18/03/2019 - 08:02:30. Última atualização: 18/03/2019 - 15:08:08.

Vídeo com baratas e ratos circulando pelo lado de fora do Mercado Municipal deixou muitos uberabenses chocados no fim de semana. Nas imagens, é possível ver claramente os animais. Também nas redes sociais, permissionários do Mercadão manifestaram indignação com o acontecido, reiterando as exigências de dedetização feitas a eles. Em nota, a secretaria do Agronegócio esclareceu que rede de esgoto do lado externo entupiu e que foi solicitado o apoio da Vigilância Sanitária e da Zoonoses.

No vídeo, é possível ver o esgoto estourado nas proximidades de uma das entradas do local. Alguns comerciantes também usaram as redes sociais para lamentarem o ocorrido, reiterando que os permissionários têm exigências duríssimas para com a higiene dos produtos comercializados, sobretudo com relação às dedetizações.

Em nota, a Secretaria do Agronegócio esclarece que o entupimento de rede de esgoto do lado externo do Mercado Municipal propiciou o surgimento de pragas no local, pois a tubulação enche de água e eles sobem tentando se proteger. “Equipe técnica realizará intervenção para desobstruir e resolver o problema. Destacamos ainda que a dedetização do Mercado está dentro do prazo, bem como os permissionários realizam dedetização semanal nos boxes. O lixo do local é todo ensacado e retirado diariamente. A Sagri solicitou apoio da Vigilância Sanitária e Zoonoses que é capacitada no controle e extermínio e estará na primeira hora de amanhã (hoje) fazendo diagnóstico e combate / garantindo a qualidade dos alimentos ali comercializados”, finaliza a nota.

“O centro de Zoonoses, através de seus assistentes, tem a capacidade de fazer uma análise in loco para emitir recomendações e sugestões, através de um relatório técnico sobre os cuidados que devem ser tomados para minimizar o aparecimento de vetores, como no caso dos roedores e baratas que apareceram nesse vídeo, mas a gente sabe que teve relação direta com o estouro de um encanamento de esgoto, em virtude das fortes chuvas que tiveram em Uberaba. Mas a equipe já está acionada para colaborar com todo o pessoal da Secretaria de Agricultura amanhã (hoje) cedo e também a turma da Vigilância Sanitária, em relação à garantia do controle da qualidade desses alimentos internamente comercializados dentro do Mercado”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto (confira o áudio nesta matéria).

À reportagem nesta manhã, a assessoria de comunicação da Prefeitura confirmou e lamentou o ocorrido, reiterando a presença das equipes da ViSa e Zoonoses para a regularização da situação ainda pela manhã. Nesta tarde, a reportagem entrou em contato novamente com a assessoria da PMU, que explicou que equipe da Codau já concluiu a limpeza do bueiro entupido ainda durante a manhã. Equipe da Secretaria de Serviços Urbanos segue no trabalho de manutenção das calçadas e deve conclui-lo até a próxima quarta-feira (20).

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia