JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 25 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Fundação Cultural prepara retorno do projeto Domingo na Concha

Interrompido para readequação, o projeto caminha para ser retomado

18/03/2019 - 00:00:00.

foto/reprodução

O projeto “Domingo na Concha” iniciou em agosto de 2013 e surgiu para movimentar a cena cultural uberabense, por meio de espetáculos musicais semanais e movimentar um ponto tradicional no centro da cidade, a Praça Afonso Pena, conhecida como "Praça da Concha Acústica".

Interrompido para readequação, o projeto vai retornar. A Fundação Cultural está agilizando a questão burocrática para que os eventos culturais dominicais sejam retomados.

Edital. Pelo palco do “Domingo na Concha” já aconteceram especiais para público variado, como o Dia do Samba, rock, apresentação de jazzistas, MPB, sertanejo. O presidente da FCU, Professor Antônio Carlos Marques, afirma ser importante a parceria, inclusive dos moradores do entorno da Praça. "A Concha Acústica é o espaço artístico mais democrático que temos em Uberaba, então é importante que todos estejam de acordo. A nossa parte está acertada", explica Antônio Carlos ressaltando que, em breve, será aberto o edital dos permissionários para o equipamento.

A Concha. A Praça Afonso Pena/da Concha Acústica, em 1908 foi revitalizada, ganhou jardim e teve preservada sua gameleira secular. Porém, na década de 60, a árvore foi cortada porque estaria “condenada”. No início da década seguinte, foi construído palco em formato de concha, visando obter boa acústica para as apresentações musicais.

“Inaugurada na praça Afonso Pena, a Concha Acústica foi construída para atender à fervilhante cultura uberabense da época, com grupos de teatro atuantes e politizados. Com sua inauguração, a Concha Acústica se consolidou como o grande espaço cultural alternativo de Uberaba, com espetáculos que marcaram época na história do município”, encerra Antônio Carlos.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia