JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Exposição e Fórum Regional marcam as comemorações do Dia do Artesão

Nesta terça-feira (19) comemora-se o Dia do Artesão e, para celebrar a data, Uberaba promove uma semana de atividades especiais.

17/03/2019 - 00:00:00.

Nesta terça-feira (19) comemora-se o Dia do Artesão e, para celebrar a data, Uberaba promove uma semana de atividades especiais. No dia 19 será aberta a Exposição do Artesão e, na quinta-feira (21), o mutirão de cadastramento no II Fórum Regional do Artesanato Mineiro em Uberaba.
 
A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) abre a Exposição do Artesão, no dia 19, às 14h, para o público em geral. A exposição destaca a artesã Conceição Dalbério, que vai expor doces típicos, licores e objetos decorativos. Além da mostra haverá momento de arte-terapia com alongamento e maquiagem.
 
Durante o II Fórum Regional do Artesanato Mineiro, realizado pela Federação do Artesanato Mineiro (FAM), serão passadas informações sobre o credenciamento de artesãos. O evento será realizado, das 10h40 às 17h, no Memorial Chico Xavier, na avenida João XXIII, 2.011 – Parque das Américas. A obtenção da carteira do artesão é forma de cadastro e controle que possibilita a fomentação de ações voltadas aos artesãos e à participação deles em algumas feiras.
 
Os artesãos interessados precisam ser maiores de 16 anos e devem apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de endereço em seu nome; uma foto 3x4; peças prontas e as peças idênticas semiprontas ou inacabadas para demonstração de habilidade técnica. O agendamento não confere necessariamente a obtenção da carteira.
 
Serão cadastrados no mínimo uma e no máximo três técnicas para cada artesão. Técnicas como produção de adesivos de unhas, bijuterias montadas, produção de velas, de sabonetes, cosméticos, bordado de aplicação em chinelo, produtos em EVA, alimentícias e outros não serão cadastrados.
 
Serão inseridas somente técnicas previstas na Portaria 1.007/2018 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços/Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (MDIC), que institui o Programa do Artesanato Brasileiro, cria a Comissão Nacional do Artesanato e dispõe sobre a base conceitual do artesanato brasileiro.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia