JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Pré-plenárias apontam propostas para a área de saúde esta semana

Eventos, abertos ao público, são em preparação à plenária que acontece no dia 30 de março, quando se fecham as proposições

17/03/2019 - 00:00:00.

Foto/arquivo
 
Sérgio Henrique Marçal, vice-presidente do Conselho de Saúde, diz que Uberaba realizará plenária pelo fato de ter feito conferência há dois anos
 
Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza nesta semana as pré-plenárias em preparação para a realização da Plenária Municipal de Saúde de Uberaba, que será realizada em 30 de março no Hospital Regional José de Alencar. O objetivo é analisar as propostas do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 e levar para a plenária, onde serão discutidas e aprovadas as proposições que sejam de competência da Secretaria de Estado de Saúde, para ser apresentadas na 9ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e, posteriormente, na 16ª Conferência Nacional de Saúde.
 
As pré-plenárias serão realizadas em três dias, todas começando às 18h30. Nesta segunda-feira (18) será no Centro Municipal de Educação Avançada (Cemea) do bairro Boa Vista; na terça-feira (19), no Cemea do bairro Abadia, e na quarta-feira (20) será no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba. Já a plenária, realizada no HR no dia 30, será das 8h às 18h e terá como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.
Segundo Sérgio Henrique Marçal, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e diretor de Atenção Psicossocial, a plenária pública foi chamada porque o município já realizou uma conferência há dois anos, onde foram levantadas todas as necessidades pela população e profissionais envolvidos. “Como já temos esse documento, que ainda não tem quatro anos, só podemos fazer uma plenária, ao invés de fazer uma nova conferência, revendo essas propostas e ver as que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde, lembrando que aí vão ser levadas apenas as proposições que sejam de competência do governo do Estado, da Secretaria de Estado de Saúde, além de eleger os delegados”, esclarece Marçal.
 
A avaliação do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 será na parte da manhã, com a discussão das propostas divididas em grupos de trabalho, por eixo da plenária, à tarde, que serão: I - Saúde como Direito, II – consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e III – financiamento adequado e suficiente para o SUS. À tarde ainda será a votação das propostas que serão selecionadas para a 9ª Conferência Estadual e a 16ª Conferência Nacional e a eleição dos delegados e delegadas representantes de Uberaba.
 

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia