JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de maio de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

ABCZ lança oficialmente a programação da 85ª Expozebu

Evento aconteceu na noite de ontem na presença de lideranças do setor, autoridades, jornalistas e demais formadores de opinião; shows começam no dia 30 de abril

13/03/2019 - 10:39:03. - Por Marconi Lima Última atualização: 14/03/2019 - 06:46:39.

Fotos/Jairo Chagas


Presidente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges abriu oficialmente a feira, que marca o centenário da ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou oficialmente a 85ª ExpoZebu. O evento foi realizado no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos e reuniu lideranças do setor, autoridades políticas, jornalistas e formadores de opinião.

A feira, que marca os 100 anos de fundação da ABCZ, será realizada de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, apresentando novidades nos julgamentos e até o registro de uma nova raça. A expectativa é de que nesse período, mais de 280 mil pessoas passem pelo local.

Ao longo dos nove dias, a feira deve movimentar mais de R$200 milhões. Boa parte dessa expectativa positiva também tem a ver com o número de leilões e shoppings de animais programados, que ultrapassa a quantidade realizada no ano passado. Dessa vez serão 33 eventos comerciais ante 28 promovidos na temporada anterior.

A lista de raças registradas pela ABCZ vai ganhar uma nova categoria com os primeiros registros de Punganur.

A programação de entretenimento na feira contará com os shows de Marília Mendonça, no dia 30 de abril; Ferrugem, no dia 2 de maio; no dia 3 será a vez de Gusttavo Lima, e, encerrando a agenda, duas atrações se apresentam no dia 4: Gustavo Mioto e Diego & Victor Hugo. Entre as vantagens para os associados da ABCZ está o desconto de 10% na compra dos ingressos.

A ExpoZebu 2019 também programou uma série de cerimônias para o reconhecimento público de personalidades e entidades. No “Mérito ABCZ”, dessa vez, serão agraciadas 33 pessoas, entre criadores, técnicos e personalidades. A cerimônia está prevista para o dia 3 de maio. Na mesma noite, as Associações Promocionais das Raças Zebuínas também serão homenageadas com a “Moção Reconhecimento ABCZ 100 anos”.

Ainda na programação de homenagens, no dia 30 abril, outras 30 entidades e instituições classistas receberão o reconhecimento público da ABCZ.

Preparo de seis toneladas de carne promete colocar a feira no Guinness  

Outro evento que promete movimentar a ExpoZebu deste ano é o “Zebu para Todos”, que promete, inclusive, colocar o evento no Guinness Book. Trata-se de uma atividade, onde serão preparadas seis toneladas de carne. A Zebuiada será desenvolvida pelo chef Allan Vila, e feita com base de acém e coxão duro de zebu. A receita será preparada ao vivo, no último dia da feira (05/05), no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa.  Todo preparo será acompanhado por fiscais do Guinness Book, já que a quantidade deve quebrar o recorde mundial e colocar a feira no livro dos recordes. 

Segundo o site oficial do Guinness Book, o recorde atual é de 4,770.52 toneladas e foi registrado nos Emirados Árabes, em dezembro de ano passado. Para ter acesso ao local, o visitante deverá doar 1 litro de leite, que dará direito a degustar a receita. As arrecadações serão encaminhadas para o ‘Zebu do Bem’.

Além do recorde com a Zebuiada, o último fim de semana da ExpoZebu promete deliciar os visitantes com o ‘Zebu 100 Fronteiras – O Churrasco’. O evento realizado na tarde de sábado (4), logo após o anúncio dos Grandes Campeões da ExpoZebu, oferecerá um superchurrasco com acompanhamentos da alta gastronomia. Para esse evento será cobrado ingresso no valor de R$100 (lote promocional), com bebidas à parte.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia