JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de maio de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Começa a colheita da safra de verão em Uberaba

Secretário Luiz Carlos Saad comemora crescimento da safra de soja

20/02/2019 - 08:05:54.

A colheita da safra de verão começou neste mês em Uberaba. A informação é do secretário municipal de Agronegócio, Luiz Carlos Saad, explicando que a área plantada de soja para esta safra de verão, 2018/2019, foi de 100 mil hectares. O crescimento foi de 10% em relação à safra passada.

“Alguns produtores já começaram a colheita, porém, diante das poucas chuvas de dezembro e, sobretudo, janeiro, deverá haver uma quebra de mais de 20% na produção”, relatou o secretário.

A cultura da cana-de-açúcar manteve a mesma área plantada de 2017/2018, em torno de 110 mil hectares. A colheita só começa em abril.

Já a produção de milho, o secretário Luiz Saad lamenta a queda acentuada no plantio, pouco mais de 6 mil hectares no município de Uberaba. “Para quem já plantou até 40 mil hectares, a safra atual assusta”. As explicações estão na queda constante do preço das duas últimas safras e a praga da cigarrinha. “Ela afeta toda a plantação, sendo que a melhor forma de combatê-la é não plantar o milho”, afirmou. A colheita do grão começa em março.

Além disto, explica o secretário, o município de Uberaba conta com 60 mil hectares de postagens, 6 mil hectares de silvicultura e plantios diversos, em menor quantidade, de batata, cebola e cenoura. Saad ressalta que a novidade é a entrada do trigo de cerrado em nossa lavoura. “Com a criação do Centro de Pesquisas do Trigo de Cerrado, em Tiquapira, com apoio da Prefeitura de Uberaba, a cultura deverá ampliar áreas de plantio no município e região”, destaca.

O secretário Saad aproveitou para comentar os preços altos do feijão nos supermercados. Ele disse que na região só Unaí e Paracatu tem produções significativas. O secretário acredita que o produto manterá o preço majorado o ano todo e aponta a queda na produção nacional das últimas safras como fator preponderante.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia