CIDADE

Receita Federal alerta para e-mail falso sobre malha fina

O órgão garante que não envia e-mails nem autoriza outras instituições a enviarem mensagens em seu nome

Publicado em 18/02/2019 às 23:24Atualizado em 17/12/2022 às 18:19
Compartilhar

Reprodução

Para saber se a declaração está ou não na malha fina, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal

A Receita Federal faz um alerta para os brasileiros a respeito de uma mensagem de e-mail falsa, em que a pessoa é informada que caiu na malha fina. 

No e-mail, um link é indicado para que o usuário acesse um suposto relatório do Imposto de Renda 2018. A Receita, no entanto, alerta que não envia e-mails nem autoriza outras instituições a enviarem mensagens em seu nome.

Mensagens como esta devem ser apagadas, uma vez que podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso. Na prática, podem causar estragos ao computador do usuário. Para saber se a declaração está ou não na malha fina, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, que é o rfb.gov.br, ir na opção Extrato de Processamento da Dirpf via e-CAC.

Segundo informações da Receita, para acessar o extrato da declaração, é preciso usar o código de acesso, que é gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por uma autoridade habilitada.

Aquele contribuinte que quer acompanhar a situação do processamento da sua declaração, ele pode recorrer ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, onde, através de um código de acesso e senha, que ele cria, ele acessa e verifica a real situação da sua declaração. Hoje também é possível que, através de um celular, o contribuinte se cadastre para receber uma mensagem, devidamente autorizada por ele, para saber a situação da sua declaração. 

Você poderá identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada na seção "pendências de malha" do extrato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por