CIDADE

Pacientes faltosos prejudicam andamento da fila eletrônica no Mutirão do Ultrassom

Segundo dados da Secretaria de Saúde, cerca de 40% dos pacientes confirma presença, mas não comparecem

Publicado em 15/02/2019 às 06:20Atualizado em 17/12/2022 às 18:13
Compartilhar

Não comparecimento de pacientes que confirmam agendamento prejudica o andamento da fila eletrônica para exames de imagem, como ultrassom e eletrocardiograma. Visando minimizar os efeitos à população que precisa dos exames, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Regional José Alencar, está realizando Mutirão de Exames de Ultrassom, para agilizar o atendimento à população. Contudo, faz uma ressalva: quem confirma presença deve comparecer.

O Mutirão deve realizar 13 mil exames de ultrassom e 3 mil eletrocardiogramas até julho. No entanto, o número de faltas não justificadas tem prejudicado a realização dos atendimentos. Segundo a chefe do Departamento de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, até esta quinta-feira (14) foram 568 agendamentos confirmados, mas apenas 344 pessoas compareceram, totalizando 176 faltas sem aviso. “O percentual de pessoas presentes deu 61%, ou seja, 39% das pessoas faltaram. Foi um percentual de falta muito grande de pessoas que confirmaram, ligamos, falaram para a gente que iam e não foram”, destaca Sheron.

Os números seguem a mesma tendência de uma análise realizada em 2018 pelo Departamento de Atenção Especializada, em que várias especialidades, como oftalmologia, ortopedia e ginecologia, também apresentaram uma média de falta de 40%. A chefe de departamento da Atenção Especializada enfatiza que o paciente que falta precisa repetir todo o procedimento de passar pela consulta com o clínico para poder receber o encaminhamento médico, entrar na fila para realizar o exame ou a consulta. “Pedimos que as pessoas não faltem, a equipe da Fila Eletrônica sempre liga, então é só avisar que não vai poder ir, caso ela confirme e precise cancelar, ela pode ligar no telefone 3331-2745”, orienta Sheron.

Mutirão. O agendamento de pessoas que já estão na fila eletrônica é realizado pela Secretaria de Saúde, que fará as ligações informando o dia e horário do exame. Às terças, quartas e quintas, há atendimento noturno nas para atender quem não pode ir durante o dia, bem como aos sábados e nos domingos no período da manhã e da tarde. O objetivo é agilizar o atendimento com relação à realização do exame e diminuir a espera na fila eletrônica. É preciso apresentar o pedido do ultrassom, RG, CPF e comprovante de endereço no dia do exame. O Mutirão irá atender pessoas a partir de 14 anos de idade. Jovens entre 14 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal no dia do exame. O Departamento da Atenção Especializada orienta que idosos com alguma dificuldade cognitiva ou de mobilidade também estejam acompanhados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por