Fonte: SMS
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) recebeu quase quatro mil ligações falsas, os chamados trotes, em 2018. Os dados estão no balanço de atendimentos solicitado pelo Jornal da Manhã à Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberaba.
No total foram 3.847 ligações contabilizadas em trotes. Isso representa 21,43% do total de ligações recebidas ao longo do ano – uma média de 320 por mês, algo em torno de dez ligações diárias.
O secretário de Saúde, Iraci Neto, acompanha a situação e diz que o problema se repetiu no ano anterior. “Em 2017 nós tivemos índices semelhantes”, lembra. Para ele, é lamentável que parte dos uberabenses se comporte desta forma, pois os trotes dificultam o trabalho do Samu e, consequentemente, prejudicam toda a população, visto que a função do serviço é realizar atendimentos de urgência e emergência. “Se a função é diminuir o tempo-resposta do paciente ao serviço de saúde e a unidade sair para atender uma ligação que seja trote e, ao mesmo tempo, ter outra chamada realmente importante, corremos o risco de perder vidas. A conscientização da população é o ponto chave”, afirma.
Ao longo do ano passado, o Samu totalizou 17.950 ligações sendo a grande parte de casos clínicos (7.969) – o que representa 44,4% dos telefonemas. Em seguida, os atendimentos foram de Trauma (1.907), Psiquiatria (511) e Obstetrícia (274).
Somente a Unidade de Suporte Avançado (USA) realizou 1.715 deslocamentos entre os dias 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.
Durante o mesmo período, as outras cinco Unidades de Suporte Básico (USBs) foram as mais requisitadas para os atendimentos externos, com 11.135 deslocações.