CIDADE

Instituto Agronelli lança campanha para destinação de lâmpadas fluorescentes

O projeto Empresas Ligadas, do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), tem início neste mês de janeiro

Publicado em 15/01/2019 às 22:17Atualizado em 17/12/2022 às 17:16
Compartilhar

Divulgação

Campanha já destinou corretamente nos últimos oito anos 61.032 unidades por meio desse projeto

O projeto Empresas Ligadas, do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), tem início neste mês de janeiro, com a primeira campanha de destinação correta de lâmpadas fluorescentes do ano de 2019, já que depois de perderem a utilidade tornam-se nocivas à saúde e ao meio ambiente quando descartadas em lixo comum. A campanha destinou corretamente nos últimos oito anos 61.032 unidades por meio desse projeto. 

A técnica em projetos ambientais do Iades, Marizélia Costa, explica que as lâmpadas contêm metais altamente tóxicos, como o mercúrio, com grande capacidade de se acumular nos organismos vivos ao longo da cadeia alimentar, e, o descarte incorreto pode contaminar lençóis freáticos, rios, lagos, e consequentemente toda a fauna e flora presente nesses locais.

Desde 2013, devidamente autorizado, o Iades iniciou o atendimento à comunidade. Assim, a população também pode participar destinando corretamente as lâmpadas da casa, por exemplo.

Uma pesquisa indicou que os brasileiros consomem por ano uma média de 200 milhões de lâmpadas fluorescentes. Deste total, apenas 6% são descartados corretamente. As lâmpadas fluorescentes são as mais preocupantes por conter gases argônio e neônio, que fazem mal à saúde, podendo causar problemas respiratórios e outras doenças graves.

A coordenadora do Iades, Mariângela Camargos, explica que o projeto Empresas Ligadas foi estruturado para auxiliar e incentivar as empresas e a comunidade a vivenciarem a logística reversa e os cuidados com o meio ambiente previstos em lei. “Estamos ajudando a conscientizar a comunidade para prática continuada da destinação correta”, comenta.

Para saber mais sobre a campanha e fazer sua destinação de lâmpadas inutilizáveis, entre em contato com a equipe do Instituto Agronelli pelo telefone 3313-0770 ou pelo e-mail [email protected].

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por