JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

ABCZ comemora o seu centenário durante a 85ª ExpoZebu em maio

A maior feira zebuína acontecerá no período de 27 de abril a 5 de maio de 2019, no Parque de Exposições Fernando Costa

10/01/2019 - 00:00:00. - Por Daniela Brito Última atualização: 10/01/2019 - 07:54:33.

Jairo Chagas


Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, diz que durante a feira de maio será dado destaque à importância da entidade no melhoramento genético de zebuínos

Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ) vai comemorar o centenário durante a 85ª ExpoZebu em Uberaba. A maior feira zebuína acontecerá no período de 27 de abril a 5 de maio de 2019, no Parque de Exposições Fernando Costa. 

De acordo com o presidente da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, a comemoração marca a criação da Sociedade Herd Book Zebu, que foi a primeira fase do que posteriormente se tornaria a ABCZ, que, segundo ele, é a grande potência do agronegócio mundial. “Temos muito que comemorar, pois, sem pretensão nenhuma, podemos dizer que, se a genética zebuína brasileira é hoje uma das maiores referências mundiais em produtividade e rusticidade, esse sucesso passa pela ABCZ e pelas mãos de milhares de criadores e técnicos que deram importante contribuição”, diz o dirigente.

Ao logo dos nove dias de festa, uma extensa programação técnica e de entretenimento vem sendo organizada pela ABCZ. Até a primeira semana de novembro, por exemplo, a próxima edição da feira, considerada palco de grandes negociações financeiras, já contava com 28 eventos entre leilões e shopping de animais. A quantidade é a mesma do total realizado no ano passado, quando foram movimentados quase R$34 milhões. Entre as novidades está a inclusão de um remate de animais da raça girolando, que este ano será retomada em julgamentos e concurso leiteiro.

As inscrições para participar da feira começam no dia 28 de janeiro e seguem até o dia 19 de abril, ou antes, se houver a lotação dos pavilhões, conforme prevê o regulamento.

Além disso, a lista de homenageados com o “Mérito ABCZ” está aprovada pela diretoria da entidade. A comenda será concedida a 30 criadores, técnicos e personalidades por contribuírem para o desenvolvimento da pecuária zebuína durante a comemoração dos 100 anos da ABCZ em 2019. Entre os nomes está o da recém-nomeada ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a engenheira agrônoma Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Em relação aos shows, os detalhes ainda não foram divulgados.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia