JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Secretária diz que reestruturação do EJA estimula aluno e evita a evasão

Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi reestruturado em seis núcleos distintos para otimizar o ensino e evitar a evasão de alunos

10/01/2019 - 00:00:00. - Por Daniela Brito Última atualização: 10/01/2019 - 07:53:33.

Jairo Chagas


Silvana Elias, secretária de Educação, diz que a criação dos polos estimula o aluno a frequentar as aulas e reduz a evasão

Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi reestruturado em seis núcleos distintos para otimizar o ensino e evitar a evasão de alunos. Conforme a secretária de Educação, Silvana Elias, a reestruturação na política educacional teve o objetivo de dar mais “corpo” ao EJA. A concentração em polos, segundo ela, estimula o aluno a frequentar as aulas, minimiza a evasão e ainda gera economia para o município. Os núcleos estão distribuídos nas escolas municipais Boa Vista, Frei Eugênio, Professor José Geraldo Guimarães, Esther Limírio Brigagão, Uberaba (Educação Especial) e Adolfo Bezerra de Menezes (UAI). 

Segundo ela, as áreas escolhidas são mais centrais, onde tem transporte coletivo disponível para atender à demanda. Além disso, os estudantes não precisarão ir em casa e terão direito, por exemplo, antes da aula, de tomar banho e jantar nas escolas. “O aluno da EJA, geralmente, sai do trabalho e vai direto à escola. Com a reformulação, ele poderá fazer a refeição antes de entrar para a sala, dando mais ânimo para a aprendizagem”, completa. Silvana Elias também esclarece que as matrículas continuam abertas e podem ser feitas até o dia 18 de janeiro. “É só procurar um dos polos e fazer a matrícula”, diz, destacando ainda que o interessado evite deixar para a última hora, pois corre o risco de não conseguir a vaga. 

O EJA é a oportunidade para as pessoas, acima de 15 anos, que não terminaram os estudos; no caso da rede municipal, até o 9º do ensino fundamental. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, assim, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Em 2018, 804 alunos foram atendidos em Uberaba.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia