CIDADE

Diabético aguarda substituição de prótese do pé pelo SUS desde 2016

Paciente teve o pé amputado em 2014 e a troca da prótese deve ocorrer a cada dois anos, mas ele não consegue, apesar de estar sofrendo dores

Geórgia Santos
Publicado em 12/12/2018 às 22:11Atualizado em 17/12/2022 às 16:24
Compartilhar

Foto/Reprodução

Centro de Reabilitação da UFTM confirma a falta da prótese e diz que tem processo de licitação aberto com expectativa de estar com o problema resolvido até abril de 2019

Aposentado espera por prótese há pelo menos dois anos. Emanuel Ferreira Carneiro teve o pé amputado em decorrência do diabetes e desde 2014 usa o mesmo equipamento. De acordo com ele, precisa de um novo, pois o atual está machucando, dificultando ainda mais a locomoção. 

Emanuel conta que, quando aconteceu a amputação, chegou a comprar uma prótese com doações de amigos, mas não foi a ideal. Depois, foi informado sobre o Centro de Reabilitação do Hospital de Clínicas, que faz o atendimento para amputados e doação de próteses para aqueles que não têm condições de comprar. Sendo assim, em 2014 conseguiu a primeira prótese. Além disso, ficou sabendo, de forma extraoficial, que a troca do equipamento deve ser realizada a cada dois anos e que a primeira deveria ter acontecido em 2016, mas ele não conseguiu e há quatro anos está com o mesmo equipamento.

Ele conta que está em uma fila de espera pela prótese, assim como diversas pessoas aguardam pela entrega das peças que necessitam. Sempre que pode, telefona no Hospital de Clínicas e a resposta é de que existe um processo de licitação em andamento, mas não repassam uma previsão de entrega da prótese.

A equipe de reportagem do Jornal da Manhã procurou a assessoria de imprensa do Hospital de Clínicas e, conforme nota enviada, de fato existe um processo de licitação em andamento para a aquisição de próteses e órteses e que está na fase de fechamento do pregão. O edital foi publicado e o fornecedor já foi selecionado. A expectativa do Centro de Reabilitação é de que a entrega das próteses e órteses aos pacientes aconteça a partir de abril. 

Contudo, ainda conforme a assessoria, caso o paciente tenha qualquer dúvida especificamente sobre seu caso, pode procurar as pessoas responsáveis pela entrega de órteses e próteses, no Centro de Reabilitação, de segunda a sexta-feira, no período da manhã.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por