CIDADE

Vigilância alerta para colocar vacinas em dia antes de viagens

Para garantir férias tranquilas, é importante que as pessoas tomem os devidos cuidados com a saúde, incluindo alimentação e consumo de água

Geórgia Santos
Publicado em 12/12/2018 às 06:09Atualizado em 17/12/2022 às 16:22
Compartilhar

Foto/Arquivo

Robert Boaventura, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância de estar com o cartão de vacinas em dia na hora da viagem

Viajantes devem se vacinar antes de sair de férias. Muitas pessoas aproveitam o recesso de fim de ano para viajar, mas, durante os preparativos, é importante conferir o cartão de vacina, garantir que todas doses foram tomadas, independentemente de ser viagem nacional ou internacional. 

Na verdade, de acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Robert Boaventura, é importante estar atento ao cartão de vacina em qualquer período do ano, mas, se pretende viajar nos próximos dias, seria ainda mais necessário conferir se as doses estão em dia. “Certifique-se se está em dia com a vacina da febre amarela, principalmente se for viajar para regiões em que existem casos da doença. Quem for para o exterior precisa ter o cartão internacional. Confira também o cartão das crianças, lembrando que isso deve acontecer com antecedência, pois existe prazo de imunização, normalmente de 15 a 20 dias para ficar imune, não acontece de um dia para o outro. Então, quem pretende viajar durante as festas de fim de ano, ou em janeiro, já deve se certificar”, alerta o diretor.

Contudo, Robert revela que nem todas as vacinas estão disponíveis em todas as unidades. “Há algumas vacinas que estão em falta, mas já fizemos a solicitação para o Estado. A principal é da Meningo C, aplicada em crianças. As doses estão em falta em algumas unidades e estamos esperando reposição do Estado. Assim, caso vá levar a criança para vacinação, se certifique antes se que naquele local tem a vacina; se tiver, vá até a unidade o mais rápido possível, pois às vezes tem a dose no momento que ligou, mas, se deixar para depois, pode ter acabado”, orienta Robert. 

Além dos cuidados com a vacinação, Robert lembra ainda de outras medidas importantes para garantir uma boa saúde aos viajantes. “Em qualquer cidade que estiver, tome água potável, não beba água em locais que gerem alguma dúvida sobre a procedência, sempre lave as mãos; quanto à alimentação, fique atento, principalmente aqueles que vão para raia, busque alimentos leves e frescos, são medidas que podem garantir férias saudáveis. Além disso, antes de sair de casa, faça uma análise no quintal, se certifique de que não tem nenhum objeto que possa acumular água e se tornar um possível criadouro do mosquito Aedes aegypti”, diz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por